Pai de Verstappen aponta para fuga em massa na Red Bull e lembra previsão: “Eu avisei”
Quando a Red Bull anunciou a saída de Adrian Newey em maio deste ano, Jos Verstappen, pai de Max, alertou sobre a possibilidade da equipe perder rendimento na Fórmula 1
Jos Verstappen, pai do tricampeão Max, não está nada contente com a perda de rendimento e de funcionários da Red Bull. Depois de alertar a equipe sobre a possibilidade de uma queda de performance em decorrência dos inúmeros conflitos internos, o neerlandês foi muito vocal quando a escuderia austríaca confirmou a saída de Adrian Newey, dizendo que o time corria o risco de desmoronar. Hoje, com o filho amargando uma sequência de oito corridas sem vencer, o ex-piloto lembrou do aviso que deu para os taurinos.
A Red Bull dominou a Fórmula 1 nos últimos anos, venceu o Mundial de Pilotos e de Construtores de forma dominante em 2022 e 2023 e deu indícios de que repetiria o feito em 2024. O time, no entanto, passou por uma grande crise interna que teve início com o ‘Caso Horner’, que foi investigado por “comportamento inapropriado” com uma funcionária da equipe.
A partir de então, a Red Bull foi se desfazendo aos poucos. Além de perder o ‘Mago da Aerodinâmica’ Newey — que se muda para a Aston Martin —, o time dos energéticos ainda vai ser desfalcado pelo diretor-esportivo Jonathan Wheatley, que deixa as instalações para assumir as rédeas da Audi. O chefe de estratégia Will Courtenay também está de saída para se juntar à McLaren como diretor-esportivo.
Em meio a tantas perdas, a Red Bull não consegue se entender com o desenvolvimento do RB20 e tem perdido terreno para as adversárias na disputa. Além de Verstappen amargar um jejum de oito corridas sem vencer, o time taurino perdeu a liderança no Mundial de Construtores para a McLaren. Jos fez questão de lembrar que alertou que esse cenário poderia acontecer.
“Foi sobre isso que avisei. Mas a equipe então disse: ‘Ah, não importa, temos outras pessoas [que podemos colocar nessa posição]’. Mas agora são muitas pessoas [que decidiram sair]”, destacou Verstappen.
“Max recebe perguntas sobre isso toda vez. Então, sim, acho que o que está acontecendo no momento não é bom, mas ele [Horner] sempre ignora isso”, finalizou Verstappen.
A Fórmula 1 agora faz longa pausa e retorna de 18 a 20 de outubro em Austin, Estados Unidos, início da perna americana da temporada 2024.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Verstappen à frente, mas contra avalanche laranja: como F1 2024 chega à reta final