Pérez confirma rumores e anuncia saída da McLaren após término da temporada 2013

Relação entre piloto mexicano e escuderia inglesa se desgastou com os maus resultados das últimas etapas. 'Checo' ainda não anunciou planos para 2014, mas assegurou que lutará para estar "na melhor equipe possível para lutar pela vitória" no próximo ano


A relação entre McLaren e Sergio Pérez chegou ao fim. O mexicano confirmou nesta quarta-feira (13), através de comunicado divulgado no Twitter, que não será mais piloto da escuderia inglesa após o fim da temporada 2013 da F1. Entretanto, fará normalmente as duas etapas finais do campeonato, os GPs dos EUA, em Austin, e do Brasil, em Interlagos.
Carta onde Sergio Pérez anuncia saída da McLaren (Foto: Divulgação/Twitter)
O casamento entre o mexicano e a escuderia de Woking, onde chegou considerado um supertalento após brilhante temporada na Sauber em 2012 – quando conseguiu três pódios – começou a estremecer após as férias do verão europeu, na segunda metade do campeonato. Surgiram rumores de que Martin Whitmarsh, chefe do time, estava insatisfeito com sua performance considerada abaixo da esperada. A situação ganhou contornos de realidade quando o nome de Felipe Massa, confirmado fora da Ferrari, passou a ser cogitado no time prateado para 2014, justamente em lugar de Pérez – o próprio brasileiro admitiu que manteve conversas com a esquadra britânica
 
Após o GP de Abu Dhabi, contudo, o quadro passou a ter novo cenário: Whitmarsh criticou abertamente o desempenho de 'Checo', que retribuiu falando à imprensa de seu país durante um evento da Johnnie Walker, na última quarta-feira (12), quando sugeriu que a alta cúpula da equipe deveria ter "mais humildade" e, sem meias palavras, disparou: "A equipe não depende só de uma cabeça, há muitas que não são suficientemente boas, e neste ano, especialmente, mostraram isso". Ao mesmo tempo, o tom agressivo do piloto e os rumores ainda mais fortes de que o jovem Kevin Magnussen, da academia de pilotos do time, seria escolhido como seu substituto imediato para o campeonato de 2014, eram uma espécie de prévia do drástico rompimento que estava por vir.
 
Com a confirmação da saída de Pérez, a McLaren escreve de forma melancólica as linhas finais de 2013, uma das piores temporadas de sua vencedora história na F1. Correndo o risco de fechar o ano sem nenhum pódio pela primeira vez desde 1980, nem mesmo Jenson Button conseguiu salvar a pele do fraco MP4/28. O melhor que Sergio conseguiu, por sua vez, foi o quinto lugar no recente GP da Índia, realizado no fim do último mês de outubro. Aparentemente, já era tarde demais para o genioso mexicano.
 
Confira a carta de Pérez na íntegra:
 
"Antes de mais nada, quero agradecer à McLaren por ter me dado a oportunidade de estar com vocês nesta temporada. Foi uma honra, para mim, ter estado em uma das escuderias mais competitivas deste esporte. Em nenhum momento me arrependi por ter chegado a esta equipe. A todo momento dei o melhor de mim e, apesar disso, não pude chegar às metas que me propus nesta equipe histórica."
 
"Estou comprometido a entregar resultados muito bons nestas duas últimas corridas, sobretudo em Austin. Estou muito esperançoso de ver todo o meu povo reunido e sentir sua energia, e assim mostrar-lhes o melhor de mim. Gostaria de dizer a todos e a cada um dos meus fãs de todo o mundo e em meu país que estou eternamente agradecido. Nunca se esqueceram de mim, especialmente em momentos difíceis como os atuais. Sinceramente, aprecio o apoio de vocês."
 
"Conheci muita gente nova na McLaren nesta temporada e fiz muitos bons amigos. Desde a alta diretoria, nos departamentos de marketing, contabilidade, engenharia, mecânicos, além de cozinheiros e das pessoas do atendimento. Basicamente, todo mundo na equipe. Estou eternamente agradecido. Foi uma experiência de aprendizagem para mim."
 
"Gostaria de desejar à equipe o melhor no futuro. Sempre serei um fã da McLaren. Enquanto isso, vou buscar meu futuro para assegurar uma posição na melhor equipe possível para lutar pela vitória. Agradeço à McLaren e a todos seus sócios nesta temporada. Podem estar certos de que nunca me darei por vencido."

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.