Pérez pede desculpa por declaração vista como machista: “Minha intenção jamais foi ofender”

Após se envolver em uma polêmica em relação à presença de mulheres no automobilismo, Sergio Pérez usou as redes sociais para se desculpar por uma declaração tida como machista

A cobertura completa do GP da Inglaterra no GRANDE PRÊMIO
As imagens do domingo da F1 na Inglaterra

Sergio Pérez se envolveu em uma polêmica no último fim de semana em Silverstone. Depois de mais de 20 anos, uma mulher voltou a participar de uma sessão oficial da F1 – Susie Wolff testou pela Williams no primeiro treino livre na Inglaterra –, mas foi uma declaração do piloto da Force India que ganhou as manchetes pelo mundo.
 
Indagado sobre a presença de Susie nos testes, Pérez elogiou a escocesa e comentou que a presença dela no treino mostrava que as mulheres também podem fazer parte do mundo do esporte a motor, mas, na sequência, rejeitou a ideia de ter uma companheira de equipe e completou: "Melhor na cozinha".
Neste segunda-feira (7), Pérez tentou, mais uma vez, apagar a imagem ruim deixada pela declaração e optou por se desculpar com Wolff e todas as mulheres.
 
“Peço desculpas, de todo coração, a todas as mulheres, em especial a minha amiga Susie Wolff”, escreveu. “Minha intenção jamais foi ofender alguém e muito menos as mulheres, que eu tanto amo”, concluiu. 
Sergio Pérez pediu desculpas por declaração polêmica (Foto: Force India)
Antes de fazer a controversa piada na quinta-feira, Pérez havia elogiado Susie. “É uma grande pilota e vem demonstrando que as mulheres também podem andar neste mundo tão difícil”, comentou Sergio. “Também vai ser difícil julgar o trabalho dela em um treino livre. Não conhece o carro, esses carros são muito difíceis de guiar, Silverstone é um circuito complicado. Então não esperemos grandes coisas neste treino”, ponderou.
 
Na sequência, entretanto, Pérez pecou na escolha das palavras ao responder se gostaria de ter uma mulher como companheira de equipe na F1 e soou bastante preconceituoso.
 
“Não, não. Uma mulher ganhar de você não seria bom. Melhor na cozinha”, disparou.
 
A declaração resultou em uma chuva de críticas a Pérez, que foi defendido inclusive pela jornalista espanhola que o questionou sobre a possibilidade de dividir uma equipe com uma pilota. “As declarações tiradas de contexto são perigosas. Pérez falou muito bem de Susie, dizendo que é uma grande pilota”, escreveu Nira Juanco.
 
Pelo Twitter, naquele mesmo dia, Pérez tentou esclarecer a situação: “Só para deixar claro, nunca, em momento algum, me expressei mal sobre Susie! Pelo contrário, temos uma relação muito boa e a admiro por estar aqui”.

Também usando a rede social, Wolff mostrou não ter se sentido ofendida pelo comentário do piloto da Force India.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.