Gasly aprova troca de conceito e diz que Alpine “não está na F1 para ser 6ª colocada”
A Alpine deu um passo para trás nesta temporada, mas Pierre Gasly garante que a nova abordagem da equipe é crucial para o sucesso a longo prazo
A Alpine evoluiu ao longo da primeira metade desta temporada da Fórmula 1, mas segue com um carro menos competitivo em relação aos últimos anos. Mesmo assim, Pierre Gasly, que está garantido no time para 2025, enxerga essa queda como reflexo de uma mudança de conceito necessária para a evolução do time a longo prazo.
Em 2023, a equipe francesa ficou na sexta colocação do Mundial de Construtores, com 120 pontos. Neste ano, porém, o cenário é diferente, com a Alpine sendo deixada para trás por RB e Haas e caindo para oitavo, com somente 11 tentos somados.
No entanto, Gasly espera que esse passo para trás signifique uma evolução do time. Segundo o francês, a troca no conceito do carro era necessária para o time crescer e brigar por mais nas próximas temporadas.
“Acho que está relacionado ao desempenho. No ano passado, a equipe sentiu que chegou ao fim do desenvolvimento daquele conceito de carro. Como não atingimos as metas, pensaram: ‘Queremos insistir mais um ano sabendo que provavelmente ficaremos presos onde estamos?’ E concluíram que queremos mais do que isso, então vamos tentar outra coisa. O que, para mim, foi a escolha certa. Não estamos na Fórmula 1 para nos contentarmos com o sexto lugar entre os Construtores”, disse em entrevista à revista inglesa Autosport.
“Infelizmente, não valeu a pena com os rumos que tomamos com o conceito que temos este ano. Mesmo assim, ainda acho que a forma como a equipe está operando é de um nível melhor do que quando cheguei”, destacou.
Pensando na temporada de 2025, a última com o regulamento atual da Fórmula 1, Gasly destacou que a equipe de Enstone já tem um bom caminho trilhado.
“É uma questão de trazer esse desempenho para o carro, o que obviamente não é fácil, mas sei que já temos bons rumos para a próxima temporada. Isso nos colocará em uma posição melhor e, com os processos, as pessoas e o que construíram, posso sentir que algo bom sairá disso”, afirmou.
A Alpine, por outro lado, ainda não sabe quem será o companheiro de equipe de Gasly em 2025. O favorito para assumir o lugar que será deixado por Esteban Ocon é Jack Doohan, atualmente piloto reserva do time.
Agora de férias, a Fórmula 1 voltará entre os dias 23 e 25 de agosto para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Mercedes finalmente encontra trilha perdida há 2 anos e desbloqueia felicidade na F1