Gasly se irrita com “grande erro” da AlphaTauri no Q2 da Rússia: “Isso me deixa louco”

Pierre Gasly ficou completamente enfurecido por ter ficado fora do Q3 depois de mostrar excelente ritmo em todo o fim de semana até então. O francês disse que a AlphaTauri o manteve com pneus usados na pista no Q2, o que resultou na sua eliminação da sessão na Rússia

Felipe Drugovich bateu muito forte ainda na volta de alinhamento para o grid da Fórmula 2 na Rússia (Vídeo: Reprodução)

Alegria de alguns, tristeza de outros tantos. Enquanto Lando Norris festejava a incrível pole no GP da Rússia e George Russell era só sorrisos por mais um resultado surpreendente ao colocar a Williams na segunda fila em Sóchi, Pierre Gasly era o retrato fiel da fúria na tarde deste sábado (25). O francês se irritou profundamente com a AlphaTauri pelo que considerou um “grande erro”: a equipe de Faenza o manteve na pista com pneus usados ao longo do Q2 e perdeu o melhor momento de fazer o pit-stop. Gasly viu a melhora de vários concorrentes por um lugar na fase final da classificação e foi eliminado e vai largar apenas em 12º lugar neste domingo.

Gasly foi um dos grandes nomes da sexta-feira e fechou o dia com o terceiro melhor tempo. No Q1 da classificação, o francês manteve a boa performance e se posicionou em sexto, garantindo uma posição entre os primeiros mesmo com o asfalto molhado. Por isso mesmo, chamou tanto a atenção o fato de Pierre ter ficado fora do top-10 que foi ao Q3. O tempo do dono do carro 10 no Q2 foi em 1min46s641. O último que passou para a fase final da classificação foi Carlos Sainz, que no virou 1min46s521.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

PIERRE GASLY; ALPHATAURI; FÓRMULA 1; GP DA RÚSSIA; CLASSIFICAÇÃO;
Pierre Gasly ficou enfurecido depois de ver perdida grande chance de buscar até a pole na Rússia (Foto: Reprodução)

O espanhol quase foi pole em Sóchi, sendo superado apenas por Lando Norris, da McLaren. Para Gasly, restou apenas lamentar por ter a certeza que, diante das circunstâncias, a pole-position seria algo completamente realista.

“Tínhamos ritmo para estarmos no Q3 facilmente. O carro estava bem rápido nessas condições e, no Q2, ficamos na pista com um jogo de pneus totalmente usado. Pedi boxes porque percebi que a pista estava secando. Mas não fizemos isso, foi um grande erro e que nos custou o Q3”, declarou o piloto em entrevista coletiva.

“Não entendo por que fizemos isso. Pagamos um preço alto porque, quando você vê o que aconteceu no Q3, é uma chance perdida, sabia disso”, reclamou.

“Nas duas últimas voltas, estava completamente desequilibrado e pude notar no tempo de volta. Estávamos a 0s1 e acho que dava para andar 1s5 mais rápido com pneus novos. Já sabia, no Q1, que tínhamos enorme potencial nessas condições para um bom desempenho. Então, quando nos classificamos tão atrás e com tanto potencial, isso me deixa louco”, disparou.

Quando perguntado sobre o tráfego intenso nos minutos finais do Q2 e se tal fator foi também importante para fazê-lo ficar fora da fase final da classificação, Gasly minimizou.

“Houve um pouco de tráfego, mas não foi o problema, no fim das contas. O problema é que deveríamos ter parado [para trocar pneus] e não o fizemos. O que acontece antes ou depois é sempre uma pequena bagunça nessas condições. Mas, no fim das contas, não é o motivo pelo qual não conseguimos passar”, lastimou o piloto da AlphaTauri.

NORRIS É POLE NA F1! TUDO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO E O GRID DE LARGADA DO GP DA RÚSSIA | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.