Gasly reprova em inspeção técnica da FIA e é excluído da classificação do GP do Azerbaijão
O carro de Pierre Gasly apresentou irregularidades no fluxo de combustível e foi desclassificado da sessão que definiu o grid de largada do GP do Azerbaijão
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou que o carro da Alpine de Pierre Gasly chegou na inspeção com irregularidades no fluxo de combustível e, portanto, foi desclassificado da sessão que definiu o grid de largada do GP do Azerbaijão, realizada neste sábado (14). A medida excedeu o limite, o que configura infração técnica.
De acordo com o artigo 5.2.3 do Regulamento Técnico da Fórmula 1 2024, que traz especificações sobre o motor, “o fluxo de massa de combustível não pode exceder 100 kg/h”. E foi justamente o que explicaram os comissários no documento da punição de Gasly, sem especificar a quantidade averiguada.
Violações do tipo são punidas com desclassificação, então Gasly perde o 13º lugar conquistado na classificação. Com isso, Nico Hülkenberg, Lance Stroll, Daniel Ricciardo, Lando Norris, Valtteri Bottas, Esteban Ocon e Guanyu Zhou ganham uma posição cada.
Os comissários informaram, ainda, que Gasly não esteve na reunião com a FIA, mas a Alpine mandou representantes, que alegaram que o piloto não teve vantagem pela infração. Mesmo assim, a punição seguiu valendo, de acordo com o regulamento.
Pierre ocupa a 14ª colocação parcial no Mundial de Pilotos, com 8 pontos anotados. São 3 a mais que Ocon, companheiro de equipe e que parte de 18º no GP do Azerbaijão.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No domingo (15), os pilotos disputam a corrida em Baku a partir das 8h (de Brasília, GMT-3).
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: 5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP do Azerbaijão da Fórmula 1 2024