Pilotos se dividem sobre ponto extra para volta mais rápida, mas Kubica lamenta: “Infelizmente, não nos afeta”

Uma das grandes novidades para a temporada 2019 da F1, aprovada nesta semana, foi a volta da pontuação extra para o autor da volta mais rápida de uma corrida. Na entrevista coletiva promovida pela FIA nesta quinta-feira, Lewis Hamilton acredita que vai ser interessante, enquanto Sebastian Vettel não espera muitas mudanças. E Robert Kubica, da Williams, lamentou por não se ver em condições de lutar pelo ponto

A temporada 2019 do Mundial de F1 começa com uma novidade no sistema de pontuação. Pela primeira vez desde os anos 1950, a categoria vai entregar um ponto extra para o autor da volta mais rápida de um GP, desde que este termine entre os dez primeiros colocados. O tema foi abordado na entrevista coletiva desta tarde de quinta-feira (14), em Melbourne, e os pilotos presentes se dividiram sobre o assunto.
 
Robert Kubica, novo piloto titular da Williams, se vê sem condições de lutar pela pontuação extra, reflexo de uma preparação ruim da escuderia de Grove nos testes de pré-temporada em Barcelona com o FW42. “Infelizmente, isso não nos afeta”, disse o polonês. 
Coletiva em Melbourne (Foto: Renault)

Pentacampeão mundial de F1, Lewis Hamilton faturou o título no ano passado com um total de 408 pontos, contra 320 de Sebastian Vettel

 
Na visão do piloto da Mercedes, o fato de a temporada 2019 poder oferecer uma pontuação a mais pode ser um fator a mais para elevar o nível da competição. “São 21 pontos extras, então vai ser interessante ver como isso vai acontecer”, comentou.
 
Vettel, por sua vez, prefere esperar um pouco mais para avaliar a eficácia da alteração no sistema de pontuação. “Não espero muita mudança. Vamos ver, depois das primeiras corridas, se isso vai afetar”, salientou o piloto da Ferrari.
 
Por fim, Max Verstappen entende que, em caso de disputa de título, uma pontuação extra vai ter o poder até mesmo de decidir o campeonato. “Pode jogar contra quando você luta por um título, mas pode ser interessante para trabalhar com a equipe”, considerou o holandês.
 
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana do GP da Austrália, etapa de abertura da temporada 2019 do Mundial de F1. Acompanhe tudo aqui.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.