“Pode passar direto em amarela?”: Verstappen entrega Norris por rádio no Catar
Max Verstappen e seu engenheiro, Gianpiero Lambiase, pressionaram os comissários por punição a Lando Norris após o britânico não diminuir ritmo durante período de bandeira amarela no GP do Catar
Max Verstappen e a Red Bull ficaram profundamente irritados após a punição sofria durante a classificação do GP do Catar, no último fim de semana, durante a penúltima etapa da F1 2024. O imbróglio envolveu George Russell, da Mercedes, e o neerlandês, durante o Q3.
Russell vinha na volta de preparação para abrir a última tentativa. Verstappen era o pole até então e estava logo à frente, só que num ritmo mais lento. O britânico, então, precisou ser rápido para desviar do RB20 #1 e alegou ter perdido tempo no incidente. Os comissários, então, colocaram Max sob investigação e chamaram ele e Russell para explicações. No fim, puniram o piloto com a perda da pole, que ficou com Russell.
Depois disso, Verstappen adotou tom mais enérgico e, durante a corrida, usou a comunicação com o seu engenheiro de corrida, Gianpiero Lambiase, para pressionar os comissários por uma punição ao piloto da McLaren, Lando Norris, durante um período de dupla bandeira amarela na corrida.
No início da 30ª volta, Verstappen desacelerou o carro após avistar os fiscais agitando bandeiras amarelas duplas e pediu para que Lambiase verificasse se Norris havia feito o mesmo. Isso porque o engenheiro havia afirmado o neerlandês que Norris usou o DRS para ultrapassar a Sauber de Valtteri Bottas há poucos segundos.
“Acredito que Lando tem uma chance livre de usar o DRS. Sim, Lando com DRS nesta reta”, começou Lambiase. Após a bandeira amarela, Verstappen respondeu: “Verifique se ele desacelerou para a bandeira amarela. Houve uma amarela no meio da reta”. O engenheiro, então, confirmou a checagem: “Sim, houve, vamos dar uma olhada, para ver se ele desacelerou. Max, se você vir o safety-car ou o virtual safety-car, pode vir para os boxes. Caso contrário, fique fora”, completou.
Pouco tempo depois, a Red Bull confirmou que Lando não havia desacelerado na reta e que isso havia sido reportado aos comissários. “Informe isso, então”, pediu Verstappen. Após alguns minutos, Max voltou a cobrar uma resposta do controle de prova. “Alguma coisa sobre a bandeira amarela? Ou você pode simplesmente passar direto?”, questionou.
Em seguida, Norris foi punido em 10s e Lambiase informou o tetracampeão mundial sobre a penalidade. “Lando recebeu um stop and go de 10s e ele precisa cumprir dentro de duas voltas”, concluiu Lambiase.
O piloto da McLaren uma das sanções mais severas previstas por ter acelerado em trecho sob dupla bandeira amarela. O fato aconteceu na reta dos boxes, e a sinalização se deu por causa do retrovisor de Alexander Albon que estava no meio da pista. A punição jogou Norris para fora do top-10, mas ele conseguiu se recuperar e ao menos cruzar a linha de chegada em décimo, marcando 1 ponto.
A Fórmula 1 retorna já neste fim de semana, entre os dias 6 e 8 de dezembro, com o GP de Abu Dhabi. Será a 24ª e última etapa da temporada 2024.
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