Poles de Verstappen e de Pol Espargaró encerram tabu de 16 anos da Honda

As poles de Max Verstappen e Pol Espargaró representaram algo inédito para a Honda: a montadora foi a mais rápida na F1 e na MotoGP, algo que não acontecia desde 2005

Assista aos melhores momentos do GP da Bélgica deste domingo (Vìdeo: GRANDE PRÊMIO com Reuters)
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Por vezes distantes, Fórmula 1 e MotoGP ficaram ligadas neste fim de semana por um elo: a Honda. A montadora japonesa sorriu com os desempenhos de seus motores nas sessões classificatórias das duas categorias. Afinal, Max Verstappen, que guia o carro da Red Bull empurrado pela unidade motriz construída em Sakura, anotou a pole-position para o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps. Já Pol Espargaró, no GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, deu à Honda a posição de honra no grid da corrida no último sábado.

Essa comunhão de poles num mesmo fim de semana não vinha para a fábrica japonesa desde 2005. Foi há 16 anos, quando Jenson Button conquistou pela BAR o primeiro lugar no grid para o GP do Canadá, vencido por Kimi Räikkönen, à época na McLaren. No mesmo 11 de junho de 2005, Sete Gibernau conquistou a pole do GP da Catalunha, vencido por Valentino Rossi.

Pol Espargaró conquistou sua primeira pole-position pela Honda na MotoGP (Foto: Repsol)

De volta ao presente, Espargaró, que vem de uma primeira temporada complicada pela Honda em 2021, comemorou muito a primeira pole-position conquistada com a equipe japonesa, e definiu o feito como “uma vitória”.

“Nós estávamos comemorando como uma vitória. Para mim, é mais do que isso. Ok, a corrida é só amanhã, quando ganhamos os pontos, mas isso é um grande passo para mim. Não só neste ano, mas em toda minha carreira. Conseguir a pole-position já é como uma vitória nesta temporada complicada”, disse Pol.

Max Verstappen, mais acostumado ao sucesso em 2021, foi mais discreto. O holandês salientou a dificuldade que teve para tirar a posição das mãos de George Russell no chuvoso classificatório do GP da Bélgica. “Foi uma classificação muito complicada. É difícil controlar o carro e os pneus na pista com essas condições. Não foi fácil, ainda mais depois da bandeira vermelha entre o Q3, mas ganhamos a pole e isso é o mais importante”, disse.

No domingo, porém, a ‘dobradinha’ não se repetiu. Verstappen foi declarado vencedor da não-corrida em Spa-Francorchamps, enquanto Espargaró ficou em quinto em prova vencida por Fabio Quartararo, da Yamaha, em Silverstone.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.