Pontos para top-3 e teste no Brasil: F1 projeta formato das corridas de classificação

Equipes se reuniram para elaborar melhor o formato das corridas de classificação da Fórmula 1. Estreia deve acontecer durante GP da Inglaterra e valendo pontos para três primeiros colocados

Assista aos melhores momentos do dia 2 dos testes no Bahrein (Vídeo: GRANDE PRÊMIO)

Enquanto os pilotos focam nos testes de pré-temporada, os chefes de equipe se reuniram em Sakhir para debater e moldar o formato das corridas de classificação, que estão encaminhadas para teste durante a temporada 2021. Representantes das dez equipes participaram de reunião com Stefano Domenicali, diretor-executivo do Liberty Media, na noite do último sábado (13), no Bahrein.

Apesar da resistência ao formato desde as tentativas feitas por Chase Carey, que ocupava o cargo de diretor antes de Domenicali, as equipes entendem que 2021 é o melhor ano para testar o formato, apontou o site da revista alemã Auto Motor und Sport. A temporada tem um regulamento bastante parecido com o de 2020, já que a revolução técnica da categoria foi adiada para 2022, por conta da pandemia de Covid-19. A oficialização deve acontecer antes do início do campeonato, marcado pra o próximo dia 28, no Bahrein, por meio de uma votação virtual.

Chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff ainda demonstra uma posição contrária ao formato, mas reconhece que os times precisam dar uma oportunidade ao teste, e citou o exemplo do DTM, que realiza duas corridas em um fim de semana.

Silverstone deve receber primeira corrida de classificação da F1 (Foto: AFP)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

WEB STORIES: Tudo sobre o segundo dia de pré-temporada da F1

“Não deveria haver espaço para um grid de largada invertido no automobilismo. Mesmo se fôssemos uma empresa de entretenimento, o foco deve estar no esporte. Hollywood em excesso não seria bom para nós”, comentou o chefe ao Auto Motor und Sport. “Devemos estar abertos a experiências, mas temos de pensar bem sobre como podemos melhorar o espetáculo. As corridas sprint não são ruins em si. O DTM tem, dobrou seus pontos de audiência”, completou.

A ideia inicial de inverter o grid de sábado pela ordem da tabela do campeonato foi descartada, mas a chance da corrida de classificação valer pontos está crescendo. O plano é que o vencedor, que eventualmente vira o pole-position no domingo, ganhe 3 pontos no campeonato. O segundo colocado leva 2, e o terceiro sai com 1. O formato que define o grid do sábado não foi definido.

Tetracampeão mundial e piloto da Aston Martin, Sebastian Vettel não gostou da ideia da proposta de corrida, que terá a distância de 100 km. O alemão afirma que não consegue entender a animação por trás do evento.

Sebastian Vettel não gosta das corridas de classificação (Foto: Aston Martin)

“Não entendo o que há por trás das corridas de curta distâncias. Por que você deveria fazer uma pequena final antes da final? Se você introduz algo assim, é porque você quer encobrir outro problema”, declarou Vettel.

O regulamento técnico também está em debate. Times já concordaram em permitir trocas de freios e outras partes danificadas entre as duas corridas. Para o GP de domingo, a escolha dos pneus passa a ser livre para todos os pilotos.

O plano de testar o formato pela primeira vez durante o GP do Canadá, marcado para junho, também foi descartado pelos times, que não querem enviar tantas peças de reposição para outro continente em curto prazo. A estreia deve acontecer no GP da Inglaterra, marcado para julho, e os testes seguintes no GP da Itália, em setembro, e no GP de São Paulo, em novembro.

GRANDE PRÊMIO traz uma cobertura pra lá de especial dos ensaios da Fórmula 1 em Sakhir. Acompanhe toda a transmissão dos testes de pré-temporada AO VIVO e em TEMPO REAL.

E, ao fim de cada um dos dias de teste, às 13h (de Brasília), vai ao ar o BRIEFING, programa AO VIVO na GP TV, o canal do GRANDE PRÊMIO no YouTube, com Victor Martins, Evelyn Guimarães e Pedro Henrique Marum presentes à mesa virtual com o debate completo sobre a pré-temporada da F1.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube