Pontuação igual, elementos do teto de gastos e aumento do peso: as regras da F1 2025
Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou questões importantes decididas no Conselho Mundial com relação às regras da F1 2025
A temporada 2024 se aproxima do recesso de meio de campeonato, que chega após o GP da Bélgica do próximo fim de semana, mas aproveita o momento para definir o regulamento da F1 2025. As regras contam com poucas alterações, mas a definição deu conta de coisas como peso do conjunto, a pontuação geral e elementos do teto orçamentário.
As decisões foram tomadas durante a reunião do Conselho Mundial de Automobilismo, da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), no começo da semana. Foi a própria federação quem divulgou um documento com as confirmações.
Uma das discussões mais quentes dos últimos meses foi o aumento da zona de pontuação, mas, no fim das contas, não se concretizou. Não haverá mudança quanto a distribuição de pontos. “Houve um acordo unânime de que não haverá alteração”, disse a FIA. Assim, a zona de pontuação continua a contemplar os dez primeiros colocados.
Há um aumento no peso mínimo classificado como “pelo bem-estar dos pilotos”. O peso mínimo dos pilotos (que contabiliza também o assento) cresce de 80 kg para 82 kg, enquanto o conjunto inteiro sobe de 798 kg para 800 kg.
Uma outra discussão, relacionada ao inchaço de elementos atribuídos ao teto orçamentário, foi a da inclusão ou não de elementos empregatícios como licença-maternidade/paternidade, licença por motivos de saúde e entretenimento da equipe no escopo do teto. Mas a definição foi por manter tudo isso fora do teto daF1 2025, podendo ser pago à parte.
Com relação aos testes de pré-temporada, por outro lado, há um aumento violento, mas somente para 2026. Se nos últimos anos houve apenas uma sequência de três dias de testes, no primeiro ano das novas regras serão nove dias ao todo, divididos em três sessões de três dias cada. Os locais em que testes serão realizados ainda ficam por definir, bem como para 2025, onde o formato atual se mantém.
Por fim, não há nenhuma novidade sobre o regulamento para 2026, esse muito revisado com novas gerações de carros e motores. A FIA apenas afirmou que a última atualização sobre 2026 mostrou que “FIA e equipes trabalham no caminho certo para a finalização das regras” e prometeu novas informações após a reunião do Conselho Mundial marcada para 17 de outubro. Antes disso, em 2 de outubro, a Comissão da F1 se reunirá para discutir o tema.
A Fórmula 1 2025 volta já neste final de semana, de 26 a 28 de julho, em Spa-Francorchamps, para a disputa do GP da Bélgica, o último antes das férias de verão na Europa.
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