Prancheta GP: Escondeu o jogo? Red Bull adota linha mais radical com RB16

A Red Bull criou um carro sofisticado e inteligente, que conversa tanto com o projeto anterior como com uma linha mais radical. A esquadra austríaca buscou soluções até na rival Mercedes para tentar surpreender em 2020

ASSISTA AO PRANCHETA GP

A Red Bull viveu uma pré-temporada discreta, mas isso não é um sinal de preocupação. Muito pelo contrário. A equipe austríaca apresentou um carro sofisticado, que se alinha muito bem com o projeto de 2019 e vai além. A verdade é que o RB16 assumiu imediatamente o conceito aerodinâmico inteligente, mas com algumas diferenças que podem ser vistas como radicais também na comparação com o modelo do ano passado.

Observe a sobreposição dos orifícios de alimentação do duto S, da capa e para o resfriamento de vários componentes (acumulador). (Ilustração: Paolo Filisetti)
Na frente do carro, o bico é a característica mais saliente e representa de fato uma revolução do conceito aerodinâmico da temporada 2019. Se é verdade que o RB16 compartilha com o RB15 uma distância entre eixos idêntica, além de um acentuado rake, também é verdade a extrema redução de sua seção frontal, com a adoção de uma "capa" ou "asa manta" muito estendida, uma cópia absolutamente fiel do conceito apresentado pela Mercedes nos últimos dois anos.
 
A preferência do in wash, a passagem do ar por dentro, no gerenciamento de fluxo tem sido extrema, em busca de uma carga produzida por um assoalho que de fato se tornou muito longo, graças à integração da asa manta no bico.
Aqui destaca-se a seção reduzida do bico, caracterizada por uma tripartição ao nível das entradas de ar do duto S (central) e da asa manta e das laterais (Ilustração: Paolo Filisetti)
Não menos interessante é a evolução da suspensão dianteira, pois possui um triângulo superior diferente daquele que caracterizou o RB15. O eixo traseiro segue os princípios do RB15, mas com detalhes de suspensão muito refinados. De fato, o triângulo inferior foi elevado tangivelmente, dando espaço para o desenvolvimento dos canais difusores com um ângulo radicalmente diferente em comparação a 2019.
Esta área do RB16 constitui um forte elemento de continuidade com o carro anterior. Por enquanto, apenas os anteparos verticais, compostos por dois perfis, diferem do ano passado. (Ilustração: Paolo Filisetti)
Paddockast #50
GRANDES PROMESSAS QUE NÃO VINGARAM

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube