google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Enquanto isso, do outro lado do ‘corner’, Rosberg vem tendo uma postura mais afável e conciliadora, lamentando inclusive o revés do seu adversário na Malásia. O alemão, assim, vai trazendo para junto de si a equipe, e isso pode exercer papel determinante nas cinco corridas que faltam para o desfecho do campeonato. Nico tem em seu favor o fator psicológico, mas também é dono de um bom desempenho no Japão, com duas poles nos dois últimos anos.
Com tanta coisa em seu favor, os 23 pontos representam uma diferença pra lá de confortável, o que dá ao germânico o luxo de ser mais ortodoxo. Assim, resta o desespero para Hamilton, que só pode pensar em vitória neste domingo em Suzuka.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Analisando pelo lado hipotético da coisa, caso Rosberg vença no Japão e Hamilton terminar em segundo, o alemão vai somar 313 pontos, 30 a mais que o rival. Portanto, não há outra alternativa para o combalido britânico para conquistar o tetracampeonato em 2016. Por outro lado, Nico tem todas as chances de aplicar outro golpe duro que pode resultar, sim, no nocaute psicoógico de Lewis.
O cenário de mais um embate entre Hamilton e Rosberg é o empolgante circuito de Suzuka. A pista é adorada pelos pilotos, que terão pela frente curvas como a Degner e a 130R. Presente desde 1987 no calendário do Mundial, o traçado já recebeu disputas históricas e grandes decisões por título. Impossível não lembrar das lendárias batalhas entre Ayrton Senna e Alain Prost em 1988, 1989 e 1990.
Claro, a luta entre os pilotos da Mercedes é a grande atração do GP do Japão, mas há outros grandes destaques. A Red Bull se consolidou de vez como a segunda força do campeonato, e prova disso são os belos resultados de Max Verstappen e Daniel Ricciardo, que finalmente conquistou a merecida vitória neste ano em Sepang. Mas sonhar com uma nova vitória taurina, agora em Suzuka, passa muito com o que vai acontecer com os dois carros da Mercedes. Em condições normais, trata-se de algo improvável, mas o ótimo equilíbrio do RB12 é capaz de proporcionar a Ricciardo e Verstappen ao menos uma boa briga por um lugar no pódio.
No ano passado, Hamilton igualou Senna em Suzuka. Em 2016, pode chegar à vitória 50 na F1 (Foto: AP)
O fim de semana pode marcar a conquista do tricampeonato do Mundial de Construtores para a Mercedes. A Red Bull, que soma 359, pode chegar no máximo aos 574 pontos caso faça todas as cinco dobradinhas até o GP de Abu Dhabi. Assim, a equipe de Brackley precisa somar apenas 21 pontos a mais que os taurinos para fazer a festa em Suzuka. Já no Mundial de Pilotos, Ricciardo é o único piloto não-Mercedes com chances matemáticas de título. Contudo, a taça do mundo parece mesmo destinada a Hamilton ou Rosberg.
Quanto à Ferrari, não há muito o que esperar além de um quinto e sexto lugar. A performance dos carros prateados (ou melhor, do carro de Kimi Räikkönen em Sepang, já que Sebastian Vettel não conta em razão do papelão na largada) foi pífia, e o panorama em Suzuka é muito parecido. Mais do que nunca, cada vez mais os esforços da escuderia de Maranello se concentram em 2017, ano em que estão as esperanças de levar a melhor com a adoção do novo regulamento técnico.
O GP do Japão é especial para a McLaren-Honda, em ascensão na temporada 2016 (Foto: McLaren)
Outra bela briga para ficar de olho é entre Williams e Force India pelo quarto lugar do Mundial de Construtores. Também na teoria, os dois carros se equivalem em Suzuka, uma pista de alta velocidade que favorece quem conta com o motor Mercedes. Aí, a diferença vai estar nos detalhes. Para a Williams, a situação pesa um pouco mais porque Felipe Massa nem de longe vem tendo a mesma consistência do seu companheiro de equipe. Para se ter uma ideia, o brasileiro somou apenas quatro pontos nas últimas dez corridas. Valtteri Bottas acumulou dez apenas no último fim de semana, em Sepang.
Sebastian Vettel, que faz talvez sua pior temporada na F1 em 2016, é o piloto em atividade com o maior número de vitórias em Suzuka: quatro. O recordista de triunfos no GP do Japão é Michael Schumacher, com seis conquistas. Além de Vettel e Hamilton, Fernando Alonso, Jenson Button e Kimi Räikkönen já subiram no topo do pódio do lendário traçado japonês.
Percorrido em sentido horário, o circuito tem extensão de 5,807 m. O dono do recorde da pista é Schumacher, que cravou 1min28s954 durante o treino classificatório do GP do Japão de 2006, o seu último em Suzuka como piloto da Ferrari, com uma média horária de 235,011 km/h. Pouco antes da chicane Casio, a pista tem seu ponto de maior velocidade, com os pilotos podendo ultrapassar os 330 km/h.
Novidade nos pneus para o GP do Japão
“Suzuka é uma corrida que todo mundo espera com ansiedade. Há pouco o que acrescentar sobre o que já foi dito sobre a incrível recepção que os fãs japoneses nos dispensam a cada ano e sobre seu entusiasmo e conhecimento. Pela primeira vez, vamos levar os pneus macios para Suzuka, e isso deve proporcionar um aspecto distinto para a estratégia, já que é possível que desde a classificação no sábado vejamos alguma escolha tática”, avaliou Paul Hembery, diretor-esportivo da Pirelli.
“Aconteça o que acontecer, o pneu duro terá de ser utilizado na corrida, como na Malásia. Além disso, o desgaste vai ser elevado, o que sempre proporciona várias oportunidades estratégicas”, complementou o britânico.
Pela primeira vez a Pirelli vai levar os pneus macios para Suzuka (Foto: Pirelli)
Lewis Hamilton e Nico Rosberg, os dois postulantes ao título, escolheram a mesma quantidade de jogos de pneus macios, oito, mas optaram por combinações distintas em relação aos duros e médios: Lewis vai levar a Suzuka três jogos de pneus duros e dois de médios. Para o alemão, é o contrário: dois de pneus ‘laranjas’ e três dos compostos de faixa branca.
A Ferrari ousou com seus pilotos. Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen vão levar para Suzuka nove jogos de pneus macios cada. Mas o tetracampeão vai ser o piloto que vai usar o menor número de jogos de pneus médios: apenas um, e outros três de pneus duros. Kimi dividiu entre dois jogos de duros e outros dois de médios para somar com os nove de macios.
Já a Williams optou por uma escolha quase idêntica entre seus pilotos. Se Vettel vai ser o piloto com menos pneus médios à disposição no fim de semana no Japão, Felipe Massa vai usar nada menos que quatro jogos de pneus de faixa branca, assim como Pascal Wehrlein, Esteban Ocon e Esteban Gutiérrez. Tanto o brasileiro como Valtteri Bottas vão usar sete jogos de pneus macios.
Chamou a atenção o conservadorismo da Red Bull quanto às escolhas de pneus. Daniel Ricciardo e Max Verstappen optaram por combinação idêntica: quatro jogos de pneus duros, três de médios e apenas seis de macios, sendo a equipe de ponta que menos vai usar os compostos ‘amarelos’ em Suzuka. Wehrlein e Ocon, da Manor, também vão usar apenas seis jogos de pneus macios no Japão.
Fim de semana pode ser chuvoso em Suzuka
O 32º GP do Japão pode ser marcado pela chuva. Na sexta-feira de treinos livres, o site especializado ‘Accuweather’ indica um dia predominantemente nublado, mas com pouca chance de sessões com a pista molhada, com a temperatura ambiente variando entre 19 e 22ºC.
A chuva pode aparecer com força em Sepang, principalmente no sábado (Foto: AP)
No sábado, contudo, a chuva deve vir com força, uma vez que há 90% de chance de chuva no período da tarde, com a temperatura ambiente estimada entre 20 e 26ºC e a umidade relativa do ar na casa dos 90%. Para o domingo, a previsão é de céu nublado e chuva fina, com possibilidade de 58%, bastante considerável, portanto. Os termômetros não deverão exceder os 23ºC de temperatura ambiente em Suzuka.
Prognóstico do GRANDE PRÊMIO
1 |
44 |
LEWIS HAMILTON |
ING |
MERCEDES |
2 |
6 |
NICO ROSBERG |
ALE |
MERCEDES |
3 |
3 |
DANIEL RICCIARDO |
AUS |
RED BULL TAG HEUER |
4 |
5 |
SEBASTIAN VETTEL |
ALE |
FERRARI |
5 |
14 |
FERNANDO ALONSO |
ESP |
McLAREN HONDA |
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.