Previsão aponta chance de tempestade de areia na classificação do GP do Bahrein

A primeira definição do grid de largada da temporada 2021 da Fórmula 1 acontece neste sábado (27) no circuito de Sakhir. Ventos de até 50 km/h vão atingir o traçado, trazendo uma grande possibilidade de tempestades de areia durante a noite

Red Bull confirma força, mas lidera pelotão unido: assista como foi a sexta-feira no Bahrein (Vídeo: GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Ventos de até 50 km/h e chance real de tempestades de areia já neste sábado (27). Segundo a previsão do tempo, há grande possibilidade de a classificação do GP do Bahrein de Fórmula 1, marcada para o início da noite de Sakhir, às 18h (hora local, 12h de Brasília), ser marcada pelo fenômeno climático que atingiu o circuito também no primeiro dia de pré-temporada, em 12 de março. Naquela oportunidade, a pista ficou ‘inundada’ de areia e tornou a vida dos pilotos bem mais difícil quando uma tempestade de areia deu as caras no circuito na parte da tarde.

Segundo o site especializado Free Meteo, o dia em Sakhir começa com forte calor, temperatura ambiente em 32C e umidade relativa do ar variando entre 42% e 46% no período da tarde. Neste momento, quando a Fórmula 2 acelerar para a primeira das três corridas do seu fim de semana e quando a F1, logo depois, realizar o terceiro treino livre, os ventos estão estimados em velocidade de 20 km/h na direção Noroeste.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

WEB STORIESComo foram os treinos livres da Fórmula 1 2021 no Bahrein

A Fórmula 1 tem grandes chances de enfrentar tempestades de areia neste sábado em Sakhir (Foto: Alfa Romeo)

No anoitecer, porém, é que o cenário climático vai mudar drasticamente. Primeiro, em razão da temperatura, que vai despencar cerca de 11ºC. Segundo a previsão do tempo, os pilotos vão ter um alívio depois do calor da tarde e, à noite, os termômetros vão registrar 21ºC de temperatura ambiente e umidade relativa do ar elevada, entre 64 e 77%.

O que mais chama a atenção, porém, é a força dos ventos durante o horário da classificação da Fórmula 1, e, pouco depois, da corrida 2 da Fórmula 2 em Sakhir.

De acordo com o Free Meteo, são esperados ventos de cerca de 50 km/h, que vão soprar na direção Sudeste, em noite de céu envolto a nuvens, mas sem nenhuma possibilidade de chuva. Aliás, não há nenhuma possibilidade de chuva ao longo de todo o fim de semana no Bahrein.

No primeiro dia de treinos da Fórmula 1, com calor ou clima mais ameno no Bahrein, deu Max Verstappen. O holandês foi o mais rápido nas duas sessões de treinos livres de sexta-feira em Sakhir, enquanto a Mercedes, embora tenha apresentado significativa melhora, ainda teve de lidar com a falta de equilíbrio da traseira do W12, o que já havia acontecido na pré-temporada.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube