Principal responsável por retorno da Honda à F1, diretor-executivo deixa cargo após quase seis anos

Takanobu Ito deixou o cargo de diretor-executivo da Honda. O japonês sai da função após quase seis anos e tendo participado ativamente do processo que recolocou os japoneses na F1, além de ter sido peça importante na contratação de Fernando Alonso

A situação não é nada boa na Honda. Visada pelo péssimo desempenho da McLaren nos testes coletivos da F1 em Barcelona e Jerez, a marca japonesa agora está trocando seu comando. Takanobu Ito, diretor-executivo desde junho de 2009, vai mudar de cargo e deixar o posto principal da Honda para Takahiro Hachigo, ex-vice-presidente da marca japonesa na China.
 
De acordo com o jornal espanhol ‘Marca’, Ito não resistiu às críticas e problemas que apareceram durante a sua gestão e, teve como estopim, um episódio com uma série de denúncias de airbags com defeito em seus carros de passeio.
 
O diretor esteve em todos os eventos com a parceira na F1 e, apesar de todos os problemas, era um dos mais otimistas em relação ao desenvolvimento do MP4-30.
Takanobu Ito não é mais o diretor-executivo da Honda (Foto: Getty Images)
Ito participou ativamente para tornar real o retorno da Honda à F1 e também teve enorme contribuição na contratação de Fernando Alonso, já que é grande admirador do piloto bicampeão do mundo.
 
A parceria McLaren-Honda recomeçou de maneira bastante complicada. Depois de participação quase nula em Jerez, a equipe melhorou um pouco em Barcelona, mas completou apenas 121 voltas em quatro dias, de longe a pior marca entre todos os times. Para ser ter uma ideia de comparação, apenas Max Verstappen deu 223 voltas. Somadas às voltas de Carlos Sainz, a Toro Rosso chegou a 411 nos quatro dias. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.