Problemas ambientais atrasam obras em Zandvoort e põem em xeque GP da Holanda

Organizadores da corrida ainda não conseguiram permissão para iniciar reformas do autódromo de Zandvoort, situado perto de uma área de reserva natural. Advogado ambiental vê 50% de chances do cancelamento da corrida

A realização do GP da Holanda de 2020 está ameaçada. Os organizadores ainda não conseguiram permissão para reformar e expandir o circuito de Zandvoort, e ambientalistas pretendem impedir na justiça a realização da corrida. De acordo com a prévia do calendário da F1 para o ano que vem, a prova vai acontecer em 3 de maio.
 
O grupo ambiental 'Mobilisation For The Enviroment' se apoia em uma ordem judicial do governo concedida em maio que impede construções próximas de áreas de reserva natural, buscando impedir a emissão de nitrogênio, um problema preocupante no país europeu. 
 
"Eu vejo uma chance de 50% deste evento ser cancelado", declarou o advogado ambiental Sander Lely à agência de notícias Reuters. "Será muito difícil para os promotores obterem as permissões a tempo. Eles terão de provar algum jeito de limitar emissão de nitrogênio em vez de simplesmente prometer emitir menos ao longo do ano".
Zandvoort busca ser o palco do GP da Holanda de 2020 (Foto: Jarno Schurgers/Red Bull Content Pool)
De volta ao calendário da Fórmula 1 pela primeira vez desde 1985, Zandvoort requer reformas para aumentar a pista, construir novas rotas de acesso e novas arquibancadas para comportar até 200 mil pessoas.
 
"Isso significa que a construção não pode começar", declarou a porta-voz do governo, Martine van der Heuvel. "Existe uma autorização para a corrida em si, mas não recebemos uma autorização para começar as obras na pista e ao redor", completou.
 
O GP da Holanda de 2020 já foi confirmado pelo Liberty Media e vai ser uma das novidades para o próximo campeonato, além da entrada do Vietnã. O retorno da corrida holandesa é impulsionado pela popularidade de Max Verstappen, piloto holandês da Red Bull.

A confirmação oficial do calendário vai acontecer após reunião do Conselho Mundial da FIA, marcado para outubro na Alemanha.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.