Projetistas da F1 avaliam Halo como empecilho aerodinâmico e mostram resignação para 2018: “É por segurança”

O ingresso do Halo na F1, para a temporada 2018, ainda é um certo mistério. Mas os gurus da aerodinâmica das equipes do Mundial garantem que ninguém irá aparecer com algum grande truque se valendo acima da conta do uso do sistema de proteção

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A confirmação de que o Halo será a proteção de cockpit utilizada para a temporada 2018 do Mundial de F1 deixou as equipes com um trabalho para o ano que vem: acoplar a estrutura aos carros de uma forma que não atrapalhe os projetos aerodinâmicos. Ao redor da F1, não há a expectativa que o Halo permita grandes descobertas que façam a estrutura de poder do Mundial mudar no ano que vem.

 
A opinião dos especialistas é quase a mesma: o Halo é bom para a segurança, mas ruim para a parte estética e também para a aerodinâmica. Quando a FIA precisar as especificações da estrutura de segurança, as equipes verão como podem anular os efeitos da perda aerodinâmica. 
 
"Acho que o Halo, para começo de conversa, é bom para a proteção dos pilotos, todo mundo concorda com segurança", disse Nick Chester, diretor-técnico da Renault. "Querem implantar algo assim por um motivo. Mas, em termos de aerodinâmica, é um empecilho e você tem que trabalhar em volta dele. Não acho que ninguém irá aparecer com incríveis truques aerodinâmicos baseados no Halo. Creio que todo mundo quer apenas colocar no carro da melhor forma possível para os pilotos", seguiu.
 
O engenheiro-chefe da Red Bull, Paul Monaghan, falou da 'cobertura' do Halo. "Vamos usar da carenagem para reduzir a perda aerodinâmica e, acho, além disso é apenas uma questão estética. Se pudermos encontrar uma carenagem que reduz a perda aerodinâmica e torna a peça mais agradável esteticamente, sim, vamos usar. Mas não é pela estética que o Halo será usado. Iremos colocar a carenagem em volta, fazer esse trabalho que Nick falou e será apenas isso para 2018", concluiu.
Sebastian Vettel testou o Halo (Foto: Ferrari)
Por fim, Paddy Lowe, diretor-técnico da Williams, discordou um pouco de Monaghan e admitiu que gostaria de resolver o lado estético. 
 
"Ainda não está definido exatamente como será usado, então não sabemos que oportunidades teremos, mas acredito que vamos ter espaço para minimizar a perda aerodinâmica. Espero que possamos acertar o lado estético também", encerrou.
 
A F1 agora entra em férias e volta apenas no último fim de semana do mês, no GP da Bélgica.

 

BUEMI PERDEU PARA SI MESMO. E DI GRASSI FEZ POR MERECER TÍTULO DA F-E

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.