Punido, Webber diz que precisou sacrificar ritmo de classificação para “manter o olho na corrida”

Mark Webber terminou a tomada de tempos na terceira posição em Yeongam, mas vai largar só em 13º por causa da punição que recebeu após o GP de Cingapura

A cobertura completa do GP da Coreia de F1 no GRANDE PRÊMIO
As imagens do sábado da F1 na Coreia do Sul
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As informações em tempo real dos treinos para o GP da Coreia

Sabendo que perderia dez posições no grid de largada do GP da Coreia do Sul, Mark Webber admitiu que precisou fazer um acerto diferente no carro para o treino classificatório deste sábado (5). Ainda assim, ele conseguiu brigar pela pole-position e fechar a tomada de tempos na terceira posição – o que implica no 13º lugar na hora em que as luzes vermelhas se apagarem em Yeongam, às 3h (de Brasília) deste domingo.

A referida punição foi aplicada após o GP de Cingapura, quando o piloto da Red Bull recebeu a terceira reprimenda do ano pela carona que pegou com o espanhol Fernando Alonso.

Mark Webber fez o terceiro tempo no treino classificatório deste sábado (Foto: Red Bull/Getty Images)

“Tínhamos que manter o olho na corrida, com a relação de marchas e todas essas coisas”, explicou Webber na entrevista coletiva realizada após o término da classificação.

“Você tenta enxergar o fim de semana de uma maneira mais equilibrada, já que sempre soubemos que não largaríamos na pole-position. Não posso fazer a pole dez posições atrás da pole”, disse.

“Tivemos que tirar um pouco de velocidade do carro. Estou bem contente. Poderia estar em 11º em vez de 13º, mas foi uma classificação bem apertada. Acertamos, e, na corrida, estaremos fora de posição, mas vamos tentar e nos recuperar”, acrescentou.

Webber ainda falou a respeito do comportamento que espera do RB9 ao longo das 55 voltas previstas para o GP da Coreia do Sul. “Os long-runs que fizemos nos treinos não serão tão relevantes na corrida, mas temos uma noção clara do que precisamos trabalhar”, falou o australiano.

A pole-position para a corrida deste domingo, que terá largada às 3h (de Brasília), é do alemão Sebastian Vettel, companheiro de Webber na Red Bull. Lewis Hamilton larga ao lado dele na primeira fila.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.