Qual pneu venceu mais vezes na F1: análise detalhada

Saiba a história dos pneus da Fórmula 1 e quais marcas venceram mais vezes

Na Fórmula 1, os pneus são um dos elementos fundamentais para o desempenho e a segurança dos carros. Ao longo dos anos, várias marcas vêm apresentando seus modelos e lutando pelo reconhecimento na pista.

Durante vários anos, os pneus Bridgestone estiveram entre os melhores da F1, mas, por várias razões, hoje em dia apenas a Pirelli se dedica à produção desses produtos. Neste artigo, você conhecerá a história dos pneus da Fórmula 1 e quais marcas venceram mais vezes.

Também é possível encontrar outras marcas de pneus, como o pneu Hankook, que colabora em vários campeonatos, como a Fórmula E, na qual essa marca se destaca.

A história dos pneus na Fórmula 1

Desde 1950, quando foi disputada a primeira corrida de Fórmula 1, os pneus usados nos carros de Fórmula 1 evoluíram para proporcionar melhor aderência, melhor tração e maior segurança.

As melhorias no desempenho dos pneus podem ser alcançadas através de uma variedade de fatores, como mudanças no design e nos materiais dos pneus. Durante os anos em que a Bridgestone foi uma das principais fornecedoras de pneus, a composição química dos pneus era sua principal preocupação.

Hoje, a Pirelli é a marca oficial de todos os pneus da Fórmula 1, e as mudanças que ela introduziu estão ligadas a um aumento no diâmetro do pneu e à combinação de diferentes compostos para resultar em pneus mais resistentes.

Design

O design dos pneus de F1 sempre foi semelhante ao design original, embora haja algumas alterações. Durante a década de 1998 a 2008, houve tentativas de introduzir o pneu com ranhuras, mas a ideia foi abandonada porque os pneus se deformavam rapidamente.

Os pneus especialmente desenvolvidos para a Fórmula 1 devem ter certas características que ajudam a melhorar o desempenho do carro em situações de velocidade extrema, curvas fechadas e assim por diante.

Atualmente, uma das mudanças mais significativas no design foi introduzida pela Pirelli, que decidiu produzir pneus de 18 polegadas de diâmetro em vez do clássico diâmetro de 13″.

Esse aumento no tamanho significa mais segurança, melhor aderência e tração, sem comprometer de forma alguma o desempenho dos pilotos na pista.

Materiais

Além das alterações no design, também podem ser identificadas mudanças nos materiais usados para fabricar os pneus de Fórmula 1. A Pirelli agora os fabrica com uma liga de alumínio-magnésio, que proporciona mais resistência e durabilidade.

Os principais fabricantes de pneus na F1

Desde a primeira corrida em 1950 até os dias de hoje, vários fabricantes de pneus têm participado das corridas de Fórmula 1. Entre os mais proeminentes estão a Pirelli, a Bridgestone, a Firestone, a Dunlop, a Avon e a Goodyear, entre outros.

As primeiras marcas

Durante os primeiros 9 anos de existência da Fórmula 1, 6 marcas de pneus se destacaram: Pirelli, Englebert, Dunlop, Firestone, Continental e Avon. Dessas, a Pirelli teve o maior número de vitórias, vencendo 28 das 32 corridas do Grande Prêmio entre 1950 e 1959.

Durante esses anos, um número recorde de marcas esteve presente na Fórmula 1, já que nos anos posteriores não houve tanta presença de diferentes marcas de pneus e, atualmente, a única marca presente é a Pirelli.

A incorporação da Goodyear

A Goodyear é um dos principais fabricantes de pneus de todos os tipos e, em 1964, fez sua primeira aparição na Fórmula 1. Desde então, a marca americana está presente na F1 há 35 anos consecutivos, o que a torna a marca com a maior presença na história até o momento.

O surgimento da Michelin e da Bridgestone

A Michelin também é uma das empresas de pneus mais famosas do mundo atualmente. Em 1977, a Michelin apareceu pela primeira vez no cenário da Fórmula 1 e, junto com a Bridgestone, liderou o Grande Prêmio.

Anos depois, na década de 80, a Michelin enfrenta a Goodyear e ambas as marcas conquistam várias vitórias que as posicionam como as melhores rivais do momento na Fórmula 1. Em 1984, a Michelin decidiu se retirar da F1, abrindo caminho para a conquista da Goodyear, que se estenderia até 1997.

O retorno da Bridgestone

A década de 1990 começou com muitas mudanças na Fórmula 1. A Goodyear ainda ocupava o primeiro lugar e, graças à retirada da Pirelli em 1991 por um tempo, se tornou a única fornecedora de pneus da F1.

Em 1997, a Bridgestone retornou às corridas de Fórmula 1, substituindo a então líder Goodyear. Após 16 anos de ausência da F1, a Michelin retorna em 2000 para tentar destronar a Bridgestone.

A Michelin obteve várias vitórias entre 2000 e 2007, quando deixou as pistas novamente, dando lugar à Bridgestone como única fornecedora.

De 2010 até os dias atuais, o monopólio dos pneus de Fórmula é liderado pela Pirelli, uma marca que introduziu mudanças significativas no design e na fabricação desses elementos essenciais para os eventos mais importantes do automobilismo.

Qual pneu venceu mais vezes na F1

Ao longo da história da Fórmula 1, várias marcas de pneus foram introduzidas e obtiveram vitórias significativas. Entre as marcas mais bem-sucedidas está a Goodyear, com mais de 300 vitórias.

A Goodyear obteve 368 vitórias em um total de 483 corridas das quais participou. Além disso, a empresa conquistou 26 títulos mundiais em 1966, 1967, 1971, 1973, 1974, 1974, 1975, 1976, 1976, 1977, 1978, 1978, 1980, 1981, 1982, 1983, 1985, 1986 e 1987.

Um dos aspectos que influencia o número de títulos conquistados é também o tempo de participação de cada marca, pois algumas empresas estão presentes há muitos anos nas corridas de Fórmula 1, enquanto outras estão presentes há muito menos tempo.

De qualquer forma, a Goodyear tem sido a marca de maior sucesso até agora. Resta saber o que acontecerá com a Pirelli depois de tantos anos de monopólio no mercado da F1.

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