“Que porra é essa?” Ricciardo se irrita e aponta dedo para “imaturidade” de Tsunoda

Daniel Ricciardo se irritou com atitude de Yuki Tsunoda após bandeirada final no GP do Bahrein e disse que japonês já tinha conhecimento da estratégia antes mesmo da corrida

Apesar de Max Verstappen ter vencido a primeira corrida da temporada 2024 da Fórmula 1 com uma ampla vantagem em relação aos rivais, não foi o triunfo do neerlandês que chamou atenção após a bandeira quadriculada do GP do Bahrein. A treta entre os companheiros de RB — ou Visa Cash App RB —, Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda, foi o que de mais interessante aconteceu no circuito de Sakhir.

Faltando poucas voltas para o fim da corrida, o japonês buscava extrair o máximo da VCARB01 para atacar Kevin Magnussen, da Haas, na briga pela 12ª colocação. Vendo que ambos estavam com pneus duros e em ritmo parecido, Laurent Mekies, chefe do time de Faenza, ordenou que o japonês deixasse Ricciardo ultrapassá-lo, mas Yuki não gostou nada da ordem recebida. O australiano estava calçado com pneus macios, tinha um melhor ritmo naquele momento e poderia ser uma ameaça maior na luta contra o piloto da Haas. Após relutar, Tsunoda acatou a ordem, não sem antes se queixar no rádio e se recusar em um primeiro momento. Ricciardo não gostou da demora.

Por fim, Daniel não conseguiu tomar a posição de Magnussen e terminou a corrida na 13ª colocação, mas à frente de Yuki, sem devolver a posição para o japonês. Depois da bandeirada final, Tsunoda fez questão de mostrar toda a insatisfação contra o colega de equipe. Na curva 8, ele jogou o carro na frente de Ricciardo e travou os pneus bruscamente, numa situação bem perigosa. Naquele momento, o dono do #3 chegou até se expressar de forma bastante feroz pelo rádio do time: “Que porra é essa?”, gritou o australiano.

Durante as entrevistas após a prova, o piloto de Perth foi questionado sobre a situação e os motivos, em seu ponto de pista, de Tsunoda ter tomado tal atitude. “Não sei. Eu estava no rádio com a equipe, tentando manter a calma”, disse ele.

Daniel Ricciardo terminou o GP do Bahrein na 13ª posição, à frente de Yuki Tsunoda (Foto: Red Bull Content Pool)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Estou sendo muito razoável agora, mas vamos chamar isso de imaturidade”, acrescentou Daniel. “Ele está obviamente frustrado com as ordens da equipe. Mas sejamos realistas, isto é algo sobre o qual falamos antes da corrida”, explicou.

“Era muito provável que eu usasse um [composto] macio no final da corrida. Então ele sabia que havia uma chance de eu ter uma vantagem de ritmo no final e, se ele recebesse a ordem, isso deveria acontecer”, prosseguiu Ricciardo, antes de finalizar dizendo que, por fim, a disputa entre eles não envolvia briga por pontos: “Ele não está me entregando pontos, estamos lutando pelo 13º lugar. Então, pelo menos, nos dê a melhor chance de colocar pelo menos um dos carros na zona de pontuação.”

A temporada 2024 da Fórmula 1 continua já na próxima semana, entre a quinta-feira 7 e o sábado 9 de março, com o GP da Arábia Saudita, em Jedá. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.