Racing Point diz ter “886 desenhos” que provam legalidade de dutos de freio

Otmar Szafnauer, chefe da Racing Point, garante que os dutos de freio, alvo de protesto da Renault pelo segundo GP seguido, estão de acordo com o regulamento da F1

No último domingo (19), a Renault entrou com protesto na FIA contra a Racing Point pelo segundo final de semana seguido, alegando irregularidade nos carros da ‘Mercedes rosa’.

O motivo apontado pelos franceses engloba a estrutura de impacto traseira, carroceria, asas, trabalhos relacionados à aerodinâmica e os dutos de freio. O Regulamento Esportivo da Fórmula 1 cita que as equipes precisam projetar os próprios bólidos, a Renault diz que a Racing Point apenas copia o modelo 2019 da Mercedes.

Enquanto os rivais se irritam, o time rosa segue, ao menos no discurso, tranquilo. Otmar Szafnauer, o chefe, por exemplo, afirmou que tem em mãos provas de que não há nada ilegal em seus carros pilotados por Lance Stroll e Sergio Pérez.

“É impossível que sejam ilegais. Dutos de freio demoram muito tempo para serem desenhados e produzidos, e são muito, muito complicados, e temos 886 desenhos individuais para os nossos dutos”, disse o dirigente.

Sergio Pérez e o polêmico RP20 no GP da Hungria (Foto: “AFP”)

Em seguida, Szafnauer garantiu que a Racing Point continuará usando os mesmos em duas semanas, em Silverstone.

“Eles protestaram contra, mas não temos outros, e isso porque são legais. Não temos preocupação alguma. Utilizamos no último final de semana, utilizamos nesse e vamos usar de novo em Silverstone.”

Enquanto isso, a FIA publicou que a análise do protesto da Estíria será a mesma da Hungria. Antes do relatório final, a entidade já afirmou que não tem provas da ilegalidade da peça.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.