RB critica tática “antidesportiva” de Magnussen: “Destruiu corrida de Tsunoda”

Segurando boa parte do pelotão para fazer Nico Hülkenberg abrir distância no décimo lugar, Kevin Magnussen foi chamado de "antidesportivo" pela RB — que ameaçou representação junto à FIA

O primeiro ponto da Haas na temporada 2024 da Fórmula 1, conquistado no último sábado (9), no GP da Arábia Saudita, veio após muito sofrimento de Kevin Magnussen — que foi sacrificado pela estratégia e precisou segurar um pelotão inteiro atrás de si. Mas a forma de pilotagem do dinamarquês não deixou seus rivais felizes, e Laurent Mekies, chefe da RB (Visa Cash App RB), prometeu que irá conversar com a FIA sobre a tática da equipe americana.

Com Magnussen punido duas vezes com 10s em dois incidentes — sair da pista ganhando vantagem e um toque em Alexander Albon —, a Haas decidiu que o piloto, em 12º lugar, seguraria todos que vinham atrás para que Nico Hülkenberg — o décimo — pudesse ter distância suficiente para parar sem perder posições. Como Guanyu Zhou, o 11º, também precisaria ir aos boxes, a estratégia funcionou no final e despertou a ira da RB.

“Yuki [Tsunoda] estava lutando pelo que poderia ser um décimo lugar”, disse Mekies. “Então, ele foi ultrapassado por Magnussen, que cortou a pista para conseguir isso e depois ficou lento para segurar o pelotão e deixar seu companheiro de equipe parar à frente de nós. Isso tornou sua punição inútil, já que destruiu a corrida de Yuki”, reclamou.

Diretor de corrida da RB, Alan Permane também saiu bastante incomodado com a tática de Magnussen e classificou o comportamento do dinamarquês como “antidesportivo”. Segundo ele, será necessário ter uma reunião com a FIA para falar sobre o assunto.

Hülkenberg conseguiu se manter em décimo até o fim e somou o primeiro ponto da Haas (Foto: Haas F1 Team)

“Magnussen foi deliberadamente para fora da pista para se colocar à frente de Yuki. Depois, o retardou em cerca de 2s por volta, o que permitiu que Hülkenberg — que ainda não tinha parado — criasse uma distância e parasse à frente de todos os carros que vinham atrás”, analisou.

“Para mim, isso não parece correto e é a definição de comportamento antidesportivo”, disparou. “Tenho certeza de que nós e outras equipes teremos uma conversa com a FIA sobre isso para as próximas corridas”, pontuou.

Na visão da Haas, por outro lado, a tática representou um “grande trabalho em equipe” e foi vista de maneira extremamente positiva. Ayao Komatsu, chefe do time americano, parabenizou Magnussen pela pilotagem e celebrou o primeiro ponto da temporada.

Magnussen prendeu rivais e despertou a ira da RB (Foto: Haas F1 Team)

“Fizemos um trabalho de equipe incrível, e estou muito feliz com isso”, disse Komatsu. “Estávamos lutando pelo décimo lugar, um ponto, mas contra outros oito pilotos. Então, tudo precisava ser perfeito para aproveitar essa oportunidade”, destacou.

“Kevin [Magnussen] foi punido duas vezes. Depois que percebemos que ele estava fora da briga por pontos, tomamos uma decisão e ele pilotou de forma fantástica para segurar aqueles caras, enquanto Nico [Hülkenberg] pilotou sem erros. Foi um esforço em equipe incrível, parabéns a todos”, completou.

A Fórmula 1 volta entre os dias 22 e 24 de março com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do fim de semana.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.