RB diz que Tsunoda ainda é candidato a vaga na Red Bull “se seguir andando neste nível”
Peter Bayer afirmou que portas para Yuki Tsunoda na Red Bull ainda não foram fechadas, e japonês segue com chances se manter nível de performance consistente na RB
De contrato renovado com a RB para 2025, Yuki Tsunoda ainda é visto como uma opção para a Red Bull. Pelo menos é o que diz Peter Bayer, CEO da equipe de Faenza pela qual o japonês compete na Fórmula 1 desde 2021. Aos 24 anos, o piloto vive o melhor momento desde a estreia na categoria, ocupando o 12º lugar no Mundial de Pilotos com 22 pontos.
Em entrevista ao site da revista inglesa Autosport, Bayer afirmou que Tsunoda será uma opção da Red Bull caso siga desempenhando em alto nível. Atualmente, o companheiro de equipe do tricampeão mundial Max Verstappen é o mexicano Sergio Pérez, que vive sob pressão após a sequência de maus resultados que o colocam apenas em sétimo no Mundial.
Relacionadas
“Helmut [Marko] já disse que uma andorinha só não faz verão. O que significa é que se Yuki seguir andando neste nível constantemente, será considerado para uma vaga na Red Bull. Esta é exatamente nossa missão que nos foi dada pelos acionistas. E se isso significa que ele precisa de mais uma temporada perto de um forte Daniel [Ricciardo], pode ser uma opção”, afirmou.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Ricciardo caminha na corda bamba e pode ser promovido ou demitido a qualquer momento
A RB inclusive admite que, se Tsunoda for uma opção realista para a Red Bull em 2025, ligará ao neozelandês Liam Lawson para que ocupe o lugar do japonês. O piloto, que se destacou na passagem como substituto de Daniel Ricciardo em 2023, vive a expectativa de receber uma oportunidade de titular. O australiano Ricciardo ainda não está garantido.
“Também pode ser uma opção dizer que acreditamos que ele está pronto. Então falaremos com Liam [Lawson]. Não estamos com pressa, apesar de todas as pessoas que acham que estamos, porque temos todas as opções em nossas mãos”, seguiu.
Chefe de equipe da RB, Laurent Mekies destacou o progresso de Tsunoda na Fórmula 1, especialmente entre 2023 e 2024. O japonês precisou assumir um papel de protagonista na equipe após a saída de Pierre Gasly, ao fim de 2022, e foi superior tanto a Nyck de Vries quanto a Ricciardo, seus dois companheiros na garagem até aqui.
“Você espera muitas coisas de um jovem entre o primeiro e o segundo ano, talvez entre o segundo e o terceiro. Mas você não espera esse passo fenomenal entre o terceiro e o quarto. Então, sim, ele é rápido. Ele está mais calmo, ele está melhor integrado ao time, dá mais feedback e mais feliz. Mas falando sério: ele tem sido um ponto de referência assim que sai da garagem no primeiro treino livre. Na primeira volta, ele está lá. Yuki é piloto Red Bull e deve ter a ambição de pilotar na Red Bull. Se não fizer isso, ele está errado”, concluiu.
A Fórmula 1 agora faz a tradicional pausa para as férias de verão na Europa e volta de 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.