Red Bull admite provocação à McLaren, mas alerta: “Vantagem pode cair rápido”

Apesar da provocação, Helmut Marko admitiu que está preocupado com a aproximação das rivais na briga pelo título do Mundial de Construtores. Desacreditado de Sergio Pérez, o consultor também afirmou que o objetivo é ajudar Max Verstappen a conquistar o tetracampeonato

Helmut Marko explicou a provocação feita à McLaren após o fim da 16ª etapa da temporada 2024, o GP da Itália, realizado no último domingo (1º), quando agradeceu aos rivais pelo “espírito esportivo”. De acordo com o consultor da Red Bull, apesar do mau desempenho em Monza, o resultado acabou sendo positivo para os taurinos tanto na disputa do Mundial de Construtores quanto no de Pilotos.

Principal rival do time de Milton Keynes na competição, a escuderia de Andrea Stella esperava conquistar a vitória depois de ver Lando Norris e Oscar Piastri pintarem a primeira fila do grid de laranja. No entanto, no dia seguinte, os papaias não foram páreos para Charles Leclerc e a Ferrari, que optaram por uma estratégia diferente da adotada pelas adversárias e cruzaram a linha de chegada na primeira posição, fazendo a festa dos tifosi que estavam presentes no circuito italiano.

Por outro lado, Max Verstappen não conseguiu ser competitivo e teve de se contentar com o sexto lugar, finalizando a prova atrás ainda de Carlos Sainz e Lewis Hamilton. Depois de ter ficado quase 0s7 distante do tempo da pole-position no sábado, o neerlandês conseguiu conter os danos e deixou Monza com 62 pontos de vantagem na classificação. De qualquer forma, Marko ligou o sinal de alerta na Red Bull, mesmo tendo aproveitado o momento para tirar onda com a cara da rival.

“Falei isso porque os resultados não foram negativos para nós. Apesar do nosso mau desempenho, Max ainda tem 62 pontos de vantagem na classificação. É claro, porém, que esta vantagem pode diminuir rapidamente se continuarmos assim”, disse o consultor em entrevista ao canal austríaco OE24. “Se não dermos a Verstappen um carro mais guiável e não conseguirmos melhorar o desempenho, então tudo é possível”, continuou.

Mesmo provocando, consultor da Red Bull está preocupado com aproximação de rivais (Foto: AFP)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Consultor diz que Caso Horner “influenciou na saída de pessoas importantes” da Red Bull

Sergio Pérez, por outro lado, mais uma vez ficou muito distante daquilo que os taurinos esperavam. O mexicano largou da oitava posição e não conseguiu avançar nada na corrida, terminando até mesmo atrás de George Russell, que cometeu um erro na largada e ficou distante do que poderia ter alcançado junto da Mercedes.

Admitindo que será difícil manter a McLaren atrás na classificação das equipes por muito mais tempo, Helmut reforçou a ideia de que o objetivo agora é ajudar Verstappen a conquistar o tetracampeonato. “Pérez? Não é ruim, mas é mais lento. A prioridade é permitir que Max ganhe o campeonato mundial”, finalizou Marko.

Após a 16ª etapa da temporada 2024, a vantagem da Red Bull para a McLaren na liderança do Mundial de Construtores caiu para apenas oito pontos, enquanto que a Ferrari conquistou um resultado importante e encostou na briga, ficando 39 tentos atrás, na terceira colocação. Verstappen, por sua vez, terminou a corrida em Monza em sexto, mas conseguiu diminuir o prejuízo para Lando Norris, que está 62 pontos atrás no Mundial de Pilotos.

Fórmula 1 agora volta às pistas entre os dias 13 e 15 de setembro para o GP do Azerbaijão, em Baku.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.