Consultor diz que Caso Horner “influenciou na saída de pessoas importantes” da Red Bull
Helmut Marko reconheceu o impacto do caso envolvendo Christian Horner na estrutura da Red Bull, mas apontou que a queda de desempenho do RB20 foi causada por problemas técnicos que devem ser resolvidos com atualizações, não tendo nenhuma ligação com a situação gerada pelo chefe da equipe
Depois de começar o ano dominando por completo a temporada 2024 da Fórmula 1, a Red Bull perdeu muito desempenho nas últimas etapas e alcançou a amarga marca de seis corridas sem vencer após o GP da Itália, realizado no último domingo (1º). Há alguns meses, o polêmico caso envolvendo Christian Horner conturbou o ambiente interno e surgiu como principal motivo da queda taurina. Apesar do claro impacto, Helmut Marko, consultor do time de Milton Keynes, garantiu que esse não é o motivo por trás da queda na performance do RB20.
No início de fevereiro, o chefe da equipe foi acusado de “comportamento inapropriado” por uma das funcionárias, situação que movimentou o cenário da categoria por bastante tempo. Até mesmo Jos Verstappen, pai do principal piloto da escuderia, falou publicamente contra Horner e a guerra de poder que foi revelada a partir de toda confusão. Eventualmente, alguns nomes importantes da Red Bull abandonaram o barco depois do caso, incluindo Adrian Newey — que deve ser anunciado na Aston Martin nos próximos dias — e Jonathan Wheatley, que arrumou as malas para se tornar chefe do projeto da Audi já a partir do próximo ano.
Meses depois, no início de agosto, a escuderia da marca dos energéticos declarou que havia rejeitado o recurso da denunciante e que, como resultado, decidiu manter o dirigente no cargo. De acordo com Marko, apesar dos impactos no corpo técnico, o problema causado por Christian não foi o motivo da queda, já que o RB20 precisa apenas de algumas atualizações para voltar a ser competitivo contra os bólidos de McLaren, Ferrari e Mercedes.
“É claro que a situação não ajuda, mas, no final das contas, não está diretamente ligada aos nossos problemas técnicos, mas, sim, à saída de pessoas importantes”, disse o consultor em entrevista ao canal austríaco OE24. “Se alguns funcionários quiserem sair e receberem uma boa oferta ou avaliarem uma nova oportunidade, eles aceitarão”, continuou.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Red Bull diz que problemas do RB20 são ‘heranças’ de 2023 e admite: “Sob pressão”
“Em relação aos problemas, já encontramos algo, mas agora precisaremos desenvolver rapidamente as mudanças adequadas, para que o carro encontre o equilíbrio certo. As próximas duas corridas, nos circuitos de rua de Baku e Singapura, não serão muito significativas, enquanto que em Austin ficará claro se conseguimos reverter a situação”, finalizou Marko.
Após a 16ª etapa da temporada 2024, a vantagem da Red Bull para a McLaren na liderança do Mundial de Construtores caiu para apenas oito pontos, enquanto que a Ferrari conquistou um resultado importante e encostou na briga, ficando 39 tentos atrás, na terceira colocação. Verstappen, por sua vez, terminou a corrida em Monza em sexto, mas conseguiu diminuir o prejuízo para Lando Norris, que está 62 pontos atrás no Mundial de Pilotos.
A Fórmula 1 agora volta às pistas entre os dias 13 e 15 de setembro para o GP do Azerbaijão, em Baku.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.