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Fórmula 1

Red Bull admite sofrimento, mas destaca orgulho com carro “rápido e confiável” de 2021

Chefe de engenharia da Red Bull, Paul Monaghan abordou a construção do carro campeão de 2021 e elogiou os departamentos da equipe por conseguirem se unir em torno do desenvolvimento do RB16B

Red Bull fez muita festa para comemorar título de Max Verstappen (Foto Red Bull Content Pool)

Red Bull fez muita festa para comemorar título de Max Verstappen (Foto Red Bull Content Pool)

 
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A Red Bull conseguiu aproveitar as poucas mudanças realizadas na Fórmula 1 entre 2020 e 2021, como as alterações no assoalho e nos dutos de freio dos carros, para construir um RB16B histórico na última temporada. Como resultado, Max Verstappen conseguiu bater Lewis Hamilton e ficou com o título mundial de pilotos da categoria. E o chefe de engenharia dos taurinos, Paul Monaghan, rasgou elogios à equipe por conseguir unir todos os seus departamentos em torno da construção de um carro vencedor.

“Se você perguntar, ‘do que você está mais orgulhoso?’, apenas olhe para o esforço envolvido na produção de um carro competitivo”, explicou Monaghan em entrevista ao site RacingNews365. “O carro que foi produzido venceu várias corridas, foi rápido e confiável imediatamente”, elogiou o engenheiro.

“Acho que não deveria omitir a Honda disso”, continuou. “Eles fizeram de tudo para nos dar um motor levemente revisado e foi marcante desde o primeiro momento. Acho que, depois de tudo, o esforço da equipe foi recompensado com um carro rápido em 2021”, disse.

Max Verstappen se emociona após conquistar título da F1, em cena rara ao lado do RB16B (Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)

A Mercedes havia vencido todos os 14 títulos da Fórmula 1 nos primeiros sete anos da Era Híbrida — sete de Pilotos e sete de Construtores. No entanto, Verstappen e a Red Bull impediram que a escuderia alemã encerrasse o período com todas as conquistas possíveis na categoria. No final do ano, foram 11 vitórias dos taurinos (dez de Verstappen e uma de Sergio Pérez) contra nove da equipe de Hamilton — números que se repetem na disputa de poles.

“As habilidades de todo mundo, o entusiasmo e a vontade de mudar, se adaptar, interagir”, destacou Monaghan quando questionado sobre qual seria a maior qualidade da Red Bull na montagem do carro de 2021.

“Sofremos um pouco mais do que sofreríamos se tivéssemos que continuar com um carro mais ‘congelado’ — e essa foi provavelmente a parte mais satisfatória”, admitiu.

Por fim, Monaghan ressaltou sua felicidade com a conquista do Mundial de Pilotos por parte de Verstappen, mas admitiu uma pontada de frustração pela Red Bull não conseguir brigar de forma mais firme com a Mercedes pelo Mundial de Construtores. No GP de Abu Dhabi, última etapa do ano, as chances da equipe austríaca já eram pequenas — e a distância final ficou em 28 pontos de vantagem para os alemães.

União entre o RB16B de 2021 e Max Verstappen resultou em título para a Red Bull na F1 (Foto: Red Bull Content Pool)

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“Se eu olhar para trás e ver o que foi mais… não desgastante, mas talvez frustrante, seja o fato de que não conseguimos desafiar fortemente [a Mercedes] nos Construtores”, reconheceu. “Sei que é errado dizer no esporte que merecemos algo — você conquista. Senti que com todos os esforços do pessoal, merecíamos uma chance melhor de tentar conquistar o Mundial de Construtores e deveríamos ter chegado mais perto em Abu Dhabi”, lamentou.

“Porém, não era para ser”, continuou. “E essa é provavelmente a parte mais triste de todas”, encerrou o engenheiro da Red Bull.

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A Mercedes foi a primeira equipe a ligar o motor do carro de 2022 na F1 (Vídeo: Mercedes)