Red Bull celebra “jornada fenomenal” na F1 e alfineta Wolff: “Ninguém olha Wikipedia”

Celebrando trajetória da Red Bull na Fórmula 1, Christian Horner fez questão de disparar 'cutucão' em Toto Wolff, que deu declaração diminuindo recorde de vitórias de Max Verstappen

A Red Bull está muito perto de garantir o cobiçado título do Mundial de Construtores da Fórmula 1, preparando o terreno para uma vitória histórica já no GP do Japão, que será realizado neste domingo (24). Com a necessidade de somar apenas um ponto a mais que a Mercedes, a conquista foi comentada por Christian Horner, chefe da equipe austríaca, que refletiu sobre a jornada notável do time — e ainda deu uma alfinetada em Toto Wolff, seu equivalente na equipe alemã.

O sexto título do time de Milton Keynes pode ser selado com impressionantes seis etapas restantes em 2023. A temporada atual conta com alguns recordes quebrados pela Red Bull, principalmente com Max Verstappen.

Relacionadas

No entanto, após o neerlandês alcançar 10 vitórias seguidas pela primeira vez na história da categoria, Wolff fez pouco caso e classificou o feito como “números para a Wikipedia”, algo que “ninguém lê”. Desta vez, Horner cutucou.

“É sempre uma questão de olhar para frente e para nós. Se pudermos encerrar os Mundiais de Construtores e Pilotos nas próximas corridas, será uma estatística enorme, com a qual todos ficarão imensamente orgulhosos — apesar de sabermos que ninguém mais consulta a Wikipédia nos dias de hoje”, disparou Horner.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Christian Horner exaltou o trabalho em equipe na temporada 2023 da F1 e afirma que já pensa no futuro (Foto: Adam Pretty/Getty Images)

A jornada dos taurinos começou em 2004, marcada pela aquisição da Jaguar pelo proprietário da Red Bull, Dietrich Mateschitz, que faleceu no ano passado. Na época, o time andava no meio do pelotão, mas passaria por uma transformação nos anos seguintes que o elevou a um patamar diferente.

“Quando entramos na categoria, estava claro que Dietrich [Mateschitz] havia ingressado na Fórmula 1 porque queria brigar por vitórias. Após 19 temporadas, ter alcançado o que conseguimos tem sido uma jornada fenomenal até agora. Mas nunca se trata de olhar para trás, e sim, de pensar no futuro”, declarou o dirigente.

A história de sucesso da Red Bull inclui quatro títulos consecutivos de Construtores entre 2010 e 2013 e um triunfo histórico em 2022, que encerrou a série de oito títulos consecutivos da Mercedes. Além disso, a temporada de 2023 vê o desempenho espetacular de Verstappen, que alcançou uma façanha inédita ao conquistar 10 vitórias consecutivas entre os GPs de Miami e Itália.

Continuando a falar sobre o que vem pela frente, o foco da Red Bull se estende além de seus triunfos atuais. Em 2026, começa a parceria da equipe com a Ford, em um ambicioso projeto que envolve uma nova unidade de potência e o desenvolvimento de uma fábrica de última geração.

“Para nós, agora, pensamos nos anos seguintes, além do próximo capítulo para a Red Bull, que é a parceria com a Ford. Produzir nosso próprio motor, partir do zero com uma empresa iniciante e construir uma nova fábrica. Esse é nosso novo desafio”, afirmou o inglês.

“Tem sido uma jornada e tanto. Esperamos ter mais alguns capítulos pela frente”, concluiu Horner.

Fórmula 1 volta na madrugada de domingo (24), a partir das 2h, para o GP do Japão. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO EM TEMPO REAL. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.