Red Bull cobra “resposta” de Pérez e justifica permanência: “Não havia ninguém melhor”
Christian Horner deixou claro que a Red Bull confia no potencial de Sergio Pérez de se recuperar ainda na temporada 2024 e, desta forma, ajudar Max Verstappen na defesa do título do Mundial de Construtores
Após o fim do primeiro dia de atividades da Fórmula 1 em Zandvoort, palco da 15ª etapa da temporada, Christian Horner foi questionado sobre a decisão da Red Bull de manter Sergio Pérez ao lado de Max Verstappen até o fim do campeonato. De acordo com o dirigente, os taurinos possuem a melhor dupla que poderiam ter neste momento, e ainda afirmou que, apesar da aproximação das rivais, acredita na defesa do título do Mundial de Construtores.
Foi logo depois do GP da Bélgica, realizado no fim de julho (28), que o mandatário se reuniu com Helmut Marko para avaliar o desempenho do mexicano ao longo das 14 rodadas e, desta forma, tomar uma decisão sobre o futuro do #11. Por fim, o time de Milton Keynes decidiu mantê-lo ao volante do RB20, mesmo com a ameaça real da perda do título para a McLaren, que evoluiu muito no campeonato e se colocou na vice-liderança, apenas 42 pontos atrás.
Daniel Ricciardo e Liam Lawson foram constantemente cogitados como possíveis substitutos. Porém, enquanto o australiano não deu razões o suficiente para ser promovido, já que sofre para superar Yuki Tsunoda na RB (Visa Cash App RB), o neozelandês até foi confirmado para assumir um dos quatro carros da Red Bull, mas apenas em 2025. Sendo assim, Pérez ganhou sobrevida.
“Quem seria? Quem você colocaria no lugar dele?”, questionou Horner à emissora Sky Sports. “Sabemos muito bem do que Checo é capaz. No início da temporada, ele conquistou quatro pódios em cinco corridas. Acredito que acabou sofrendo com a falta de confiança e não se recuperou. Espero que ele tenha conseguido reiniciar durante as férias de verão”, continuou.
“Sabemos que teremos pistas em que ele já venceu [no passado]. Teremos Azerbaijão, onde ele venceu tanto uma sprint quanto um GP no mesmo fim de semana. Também venceu uma corrida fantástica em Singapura, contra Charles Leclerc, em condições adversas. Sempre foi muito rápido em Monza. Zandvoort nunca foi um circuito muito bom para ele, então das quatro corridas que teremos antes da próxima pausa, diria que esta é a mais desafiadora”, apontou o chefe da Red Bull.
Apesar da pequena vantagem na liderança do Mundial de Construtores, com McLaren e Ferrari apontando logo atrás, Horner mostrou confiança de que Pérez será capaz de ajudar Verstappen na defesa do título. O objetivo final, ao que parece, é tentar recuperar o potencial do mexicano.
“Temos os dois melhores pilotos no carro. Se achássemos que havia algo melhor, já teríamos trocado. Acreditamos que o que possuímos é o suficiente para defender o campeonato. Ficamos em primeiro e segundo lugar no ano passado, primeiro e terceiro no ano anterior e vencemos em 2021 também”, lembrou.
“Estamos tentando o máximo para dar a Sergio a chance de recuperar sua melhor forma. Ele tem de lidar com a pressão, a imprensa e as críticas das redes sociais. Ele é um piloto capaz de se recuperar e estamos dando a ele todo o nosso apoio. Queremos vê-lo responder”, afirmou Christian.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Russell responde e coloca Mercedes na liderança do TL2 do GP dos Países Baixos de F1
O dirigente da Red Bull ainda descartou os rumores de que o motivo da permanência de Pérez na equipe tenha qualquer ligação com o GP do México, que acontece no fim de outubro.
“Claro que não”, afirmou. “É tudo sobre desempenho. Para nós, temos os dois pilotos que acreditamos que sejam os mais capazes de nos dar os melhores resultados. Se houvesse alguma dúvida quanto a isso, teríamos mudado”, finalizou.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Países Baixos de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado (24), o TL3 abre o dia às 6h30 (de Brasília, GMT-3), ao passo que a classificação será às 10h. Por fim, no domingo (25), os pilotos disputam a corrida em Zandvoort a partir das 10h.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.