Red Bull decide demitir De Vries da AlphaTauri com efeito imediato, diz jornalista
Allard Kalff, veterano jornalista de automobilismo da Holanda, afirmou que a Red Bull definiu a demissão de Nyck de Vries na Fórmula 1
A definição foi tomada: Nyck de Vries está fora da AlphaTauri, por decisão da Red Bull, com efeito imediato. A informação foi dada pelo veterano jornalista de automobilismo da Holanda, Allard Kalff e repetida pelo jornal De Telegraaf, de maior circulação no país. Decisão vem após dez corridas sem nenhum ponto.
De Vries chegou a ter a atenção chamada algumas vezes, sobretudo pelo consultor e chefe da Academia de Pilotos da Red Bull, Helmut Marko, ao longo dos cerca de quatro meses em que esteve no cockpit da AlphaTauri.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Embora a equipe italiana agisse de maneira mais cuidadosa e tirasse um tanto da responsabilidade dos ombros do piloto. De Vries até deu demonstração de reação com o 12º lugar no GP de Mônaco, mas foi apenas o que conseguiu como melhor resultado com um AT04 que é, em algumas pistas, o pior carro da F1.
E fica pior na comparação com o companheiro Yuki Tsunoda, que conquistou pontos em duas provas e brigou forte em três outras, sendo 11º colocado. No GP da Inglaterra do último fim de semana, a AlphaTauri voltou a sofrer e viu Tsunoda e De Vries terminarem em 16º e 17º. De Vries é um dos dois pilotos que está zerado em pontos, com o jovem Logan Sargeant sendo o outro.
Em Silverstone, o ex-piloto e hoje comentarista da emissora alemã de TV Ralf Schumacher adiantara que havia uma decisão sobre o futuro de De Vries. “A decisão foi tomada, tenho certeza”, disse.
“Ele teve seu destaque em Monza no ano passado e estava no lugar certo e na hora certa. É uma pena para ele talvez não poder pilotar em Zandvoort — acredito eu —, mas também é bom para Daniel Ricciardo e para a equipe. A AlphaTauri está muito mal e precisa de um pouco mais de experiência”, afirmou.
Embora Kalff não indique nada sobre um substituto e não haja palavra oficial da AlphaTauri ou da Red Bull, o jornal holandês De Telegraaf cita “diversas fontes” para adiantar que Daniel Ricciardo é mesmo o escolhido para substituir De Vries.
Ricciardo está fora do grid desde o fim do ano passado, quando foi demitido da McLaren após dois anos muito difíceis, e voltou à Red Bull, agora como piloto reserva e de testes. Nesta terça-feira (11), inclusive, foi à pista de Silverstone com o RB19 para testes de pneus da Pirelli.
Sobre a chance de guiar o carro da Red Bull, Ricciardo falou ao SpeedCity que estava “pronto e ansioso” para a missão e ainda desconversou quando foi questionado especificamente sobre a equipe de Faenza: “Nunca se sabe, nunca se sabe… então estou me preparando.”
Ricciardo defendeu a Toro Rosso, antigo nome da AlphaTauri, por duas temporadas entre 2012 e 2013, após um empréstimo de algumas corridas para a HRT no fim de 2011. De lá, subiu para a Red Bull e substituiu Mark Webber em 2013. Saiu da marca taurina rumo à Renault apenas em 2019, onde ficou por dois anos, antes dos também dois campeonatos com a McLaren.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.