Red Bull defende Verstappen por toque em carro de Hamilton: “Pilotos são curiosos”

A Red Bull não imaginava uma punição esportiva para Max Verstappen por mexer no carro de Lewis Hamilton após a classificação em Interlagos. No fim, o holandês escapou apenas com uma multa

Max Verstappen confere asa traseira da Mercedes após classificação em Interlagos (Vídeo: Frederico Monteiro/Twitter)

A sexta-feira (12) foi uma das mais agitadas da temporada 2021 da Fórmula 1, com polêmicas envolvendo os dois postulantes ao título. Primeiro, a FIA afirmou que carro de Hamilton não estava em conformidade com as regras técnicas da asa móvel durante a classificação. Depois, foi a vez de Max Verstappen ser convocado para visitar a sala dos comissários do GP de São Paulo após tocar na asa traseira do rival.

Uma ação aparentemente inocente colocou Max no olho do furacão e no balaio junto com Hamilton. Um dos vídeos, revelado por Frederico Monteiro, seguidor do GRANDE PRÊMIO, mostra que Verstappen tocou na asa traseira do Mercedes W12 de Hamilton logo depois da classificação. Uma vez que os carros estão em regime de parque fechado, qualquer ação nesse aspecto é ilegal.

Christian Horner, chefe da Red Bull, não escondeu a preocupação com uma possível punição esportiva a Verstappen pelo incidente. Em entrevista à emissora Sky Sports, o dirigente comentou sobre o que espera da decisão dos comissários. No fim, o holandês escapou com uma multa de €50 mil — cerca de R$ 312 mil.

Vídeo flagra Verstappen checando asa traseira do carro de Hamilton depois da classificação (Foto: Reprodução)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Tivemos pilotos mexendo em nossas alavancas de marchas [no volante], cabeças dentro de nossos cockpits, asas dianteiras testadas, pneus forçados e carros empurrados. Então, não é algo incomum e a discussão nunca foi trazida até agora”, disse Horner.

“Eu acho, obivamente, que a velocidade de reta da Mercedes é impressionante, então acho que ele [Verstappen] quis dar uma olhada nisso. Pilotos são animais curiosos algumas vezes, já vimos isso várias vezes”, completou.

O austríaco completou afirmandno que segue esperando pela decisão dos comissários em Interlagos, mas apontou que ficaria surpreso com uma possível punição de seu comandado.

“Eu ficaria surpreso. Como disse, existem vários precedentes. É como se virasse algo comum para pilotos”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha o GP de São Paulo ‘in loco’ em Interlagos com os jornalistas Fernando Silva e Gabriel Curty, além de toda equipe de maneira remota. O GP também segue todas as atividades de pista do fim de semana AO VIVO e EM TEMPO REAL. No sábado, o TL2 está marcado para as 12h (de Brasília), enquanto a corrida sprint começa às 16h30.

F1 EM SÃO PAULO: TUDO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO EM INTERLAGOS | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.