Red Bull dispara contra McLaren e se diz “chocada” por acusações de trapaça
Ao lado de Zak Brown, CEO da McLaren que escreveu carta acusando Red Bull de trapaça por infração no teto de gastos em 2021, Christian Horner defendeu a equipe taurina e criticou o time rival
Vai uma torta de climão aí? Após Zak Brown acusar a Red Bull de trapaça pela violação taurina ao teto de gastos da F1 2021, o americano sentou imediatamente ao lado de Christian Horner na entrevista coletiva dos chefes, em Austin, neste sábado (22).
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Relacionadas
Justamente em meio à indefinição da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) quanto à punição a ser aplicada a Red Bull — e em quanto, exatamente, o limite orçamentário foi excedido —, o chefe taurino foi o mais solicitado pelos jornalistas presentes nos Estados Unidos. Uma pergunta sobre o parecer de Horner quanto à carta do CEO da McLaren mostrava-se inevitável, pois. E aconteceu.
“A carta de Zak, que não foi copiada para nós… nós demos uma olhada e é tremendamente decepcionante que um companheiro de competição te acuse de trapaça. Acusar você de atividade fraudulenta, sem saber dos fatos ou detalhes, é chocante”, começou a falar Horner.

“Estamos em julgamento por conta das acusações públicas desde Singapura. A retórica de ‘trapaceadores’, de que tivemos um benefício enorme… os números divulgados pela imprensa estão muito além da realidade. O dano que isso faz à marca, aos parceiros, pilotos, equipe… em uma era onde a saúde mental prevalece, estamos observando diversos e significantes problemas dentro do nosso time, vemos crianças de empregados nossos sofrendo bullying em parques. Isso não é certo”, completou.
“E tudo isso por alegações fictícias de outros times. Você não pode fazer esse tipo de acusação sem nenhum fato ou prova. Então, estamos absolutamente chocados com o comportamento de alguns de nossos competidores.”
No começo da semana, a McLaren, na figura de Zak Brown, tomou medida mais drástica. Em carta enviada ao presidente da entidade, Mohammed Ben Sulayem, e também a Stefano Domenicali, presidente da categoria, a equipe de Woking sugeriu que o time austríaco fique com o orçamento ainda mais reduzido para o próximo ano e ainda foi direta: os gastos em excesso “constituem trapaça”.

A carta foi divulgada na última segunda-feira pela BBC Sport e data de 12 de outubro. Sem citar diretamente o nome da Red Bull — a única equipe que, segundo a própria FIA, cometeu uma “violação de conduta” e gastou além dos US$ 145 milhões (R$ 763 milhões, na cotação atual) fixados para 2021 —, o CEO da McLaren começa o texto dizendo que “qualquer equipe que tenha gastado além da conta ganhou uma injusta vantagem tanto no desenvolvimento do carro atual como no do ano seguinte”.
Na entrevista coletiva deste sábado, em Austin — antes do TL3 e classificatório da F1 para o GP dos Estados Unidos —, Brown respondeu Horner e defendeu a medida tomada no início da semana.
“Minha carta diz que se um time gasta mais do que o teto, eles vão ter uma vantagem. O teto de gastos é uma regra, que não é diferente de outras regras técnicas no nosso esporte. Não estamos julgando se eles [Red Bull] cometeram tal infração ou não”, afirmou o CEO da McLaren.
“A ideia era: se alguém fez isso, medidas devem ser tomadas. Não é nada diferente de outras regras técnicas. Não mencionei nenhum time, foi um resposta geral. Agora que estamos na era do teto de gastos, se alguém infringe isso, propomos algumas respostas para isso. Não tenho ideia de qual é o número [da infração], não sei nenhum detalhe. Se tivéssemos mais dinheiro para gastar, isso nos colocaria em um melhor lugar e performance — mais pessoas, atualizações, o que seja. Sentimos que é um benefício em desempenho se alguém passa do teto. Agora, cabe à FIA determinar se eles [Red Bull] infringiram isso ou não”, finalizou Brown.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!