Red Bull diz que Ricciardo “fez o certo” ao adiar retorno no Catar: “Contrato garantido”
Chefe da Red Bull, Christian Horner afirmou que as condições adversas enfrentadas em Lusail poderiam tornar o retorno às pistas ainda mais desafiador para Daniel Ricciardo
Chefe da Red Bull, Christian Horner afirmou, após o GP do Catar, que Daniel Ricciardo agiu bem em não forçar um retorno à temporada 2023 da Fórmula 1 na prova realizada no circuito de Lusail. As condições extremas e úmidas enfrentadas na região do Golfo Pérsico, que deixaram os pilotos vomitando, com perda parcial de visão e diagnósticos de desidratação aguda, poderiam aumentar a dificuldade do australiano da AlphaTauri em voltar às pistas após a fratura do metacarpo da mão esquerda sofrida no GP da Holanda.
“Queremos vê-lo em plena forma”, iniciou o chefe de equipe da Red Bull. “Ele fez o certo em não participar da corrida, especialmente com as condições que tivemos. Como acabou acontecendo, as condições que tivemos aqui poderiam ter sido muito desafiadoras para ele”, acrescentou Horner.
Relacionadas
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Mesmo em fase avançada no processo de recuperação da cirurgia na mão esquerda, inclusive com a volta aos trabalhos em nível extenso no simulador de corrida, Ricciardo optou por não participar do GP do Catar e, pela quinta prova consecutiva, foi substituído por Liam Lawson na temporada 2023.
Segundo Horner, o apoio da Red Bull em dar o tempo necessário para o australiano se recuperar, somado a confirmação como titular da AlphaTauri em 2024, tem ajudado Ricciardo a manter a tranqulidade e controlar a ansiedade para voltar às pistas. “Claro que ele queria voltar, mas tem um contrato garantido para o próximo ano [com a AlphaTauri], e com Liam, temos um ótimo substituto”, afirmou
“Foi também uma boa maneira de dar a ele mais um GP sem colocar pressão desnecessária e potencial dano a longo prazo a Daniel, dizendo: ‘Olha, não exagere'”, prosseguiu o chefe dos rubros-taurinos.
Por fim, Horner acredita que ter mais dias para se preparar para o GP dos EUA, que acontece em Austin no próximo final de semana, é a melhor opção para Ricciardo retornar melhor preparado para o carro #3 da AlphaTauri. “Austin [a próxima etapa], obviamente, será desafiante para ele voltar diretamente para um fim de semana de corrida, mas tenho certeza de que ele estará em boa forma física para enfrentar isso”, concluiu.
A Fórmula 1 volta na próxima semana, entre os dias 20 e 22 de outubro, em Austin, com o GP dos Estados Unidos, o primeiro da última perna tripla da temporada. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.

