Red Bull vai à Espanha com carro 7 kg mais leve e projeta melhora em desgaste de pneus

Christian Horner já havia confirmado em Miami que o foco da Red Bull no momento é diminuir o peso do carro. Os taurinos querem ainda melhorar nos trechos lentos para tirar a desvantagem que têm para a Ferrari

Embalada pelas duas últimas vitórias de Max Verstappen na temporada 2022 da Fórmula 1, em Ímola e em Miami, a Red Bull leva para o GP da Espanha algumas mudanças no RB18 para tentar reduzir o peso, confirmando o que Christian Horner havia adiantado ainda nos Estados Unidos. De acordo com o site RacingNews365.com, são 7 Kg a menos com as atualizações aerodinâmicas.

O peso do carro tem sido um desafio para as equipes do grid, mesmo com a FIA aumentando o limite mínimo de 752 Kg para 795 Kg. À Sky Sports, o chefe de equipe da Red Bull explicou que o carro mais pesado interfere diretamente no desgaste dos pneus.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

CHRISTIAN HORNER; RED BULL; F1; FÓRMULA 1;
Christian Horner falou sobre o que a Red Bull espera com as atualizações (Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

“Precisamos melhorar nos trechos lentos [curvas]. Precisamos perder alguns quilos no carro. A degradação dos pneus é resultante do peso”, disse Horner, falando, em seguida, que “são pequenos ganhos incrementais que você está sempre perseguindo.”

No GP da Emília-Romanha, a Red Bull levou um pacote de atualizações para a RB18 e deu início a uma arrancada que já coloca Verstappen a apenas 19 pontos do líder Charles Leclerc, da Ferrari. Horner acredita que esse progresso mostra a competitividade que o novo regulamento proporciona.

“Vimos em Ímola a rapidez com que as coisas podem mudar, então acho que temos algumas corridas interessantes chegando”, acrescentou.

LEIA MAIS
Ferrari em xeque, Red Bull em ascensão e ‘nova’ Mercedes: GP da Espanha redesenha F1

O chefe dos taurinos já havia falado sobre a rival italiana e como a F1-75 foi projetada para ser otimizada numa área diferente do RB18 — os trechos mistos e com curvas de média e baixa velocidade, enquanto a Red Bull tem muita vantagem nas retas. Uma característica que, segundo Horner, vai variar de circuito para circuito.

Para Mônaco, etapa seguinte a Barcelona, ele vê a Ferrari em vantagem. Mesmo com a Red Bull em “boa trajetória”, o inglês reiterou que espera por progressos “em todos os lugares”. “Temos de ter certeza de que somos versáteis com esses tipos de pistas chegando”, finalizou.

As atividades de pista para o GP da Espanha começam nesta sexta-feira (20), com os treinos livres. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura IN LOCO e traz todas as informações AO VIVO e EM TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.