A notícia de que o RB20 havia reprovado no primeiro teste de impacto da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) surpreendeu, sobretudo por conta da avassaladora temporada da Red Bull na Fórmula 1 2023, mas a base em Milton Keynes está bastante tranquila quanto a isso. O consultor, Helmut Marko, inclusive, disse que passar de primeira é que seria o verdadeiro problema.
O teste aconteceu antes do Natal, de acordo com a versão italiana do Motorsport. A Red Bull levou o RB20, carro de 2024, para a Universidade de Cranfield, na Inglaterra, onde todas as equipes inglesas realizam o teste de impacto. Mas a definição foi de que o bólido não estava pronto.
De acordo com a publicação, o bico do carro não absorveu corretamente a energia gerada pelo impacto, o que acabou danificando a carroceria. A Red Bull, que trabalhou para tornar o RB20 ainda mais leve que o RB19 e baixar de 798 kg de peso, terá de adicionar maior proteção de fibra de carbono. O trabalho, contudo, teve de ser obrigatoriamente paralisado para as festas de fim de ano, deixando a equipe ‘de molho’ para resolver o problema.
Mas apesar de tanto os taurinos quanto a FIA não terem confirmado oficialmente a reprovação, Marko tratou de conter qualquer frenesi, dizendo que o resultado foi, de certa forma, bom para a continuidade do trabalho da equipe austríaca, pois mostra que ainda há o que melhorar para 2024 ser tão forte quanto o ano passado.
“Se tivéssemos passado no primeiro teste de impacto, aí sim seria o problema. Não teríamos nos saído bem!”, disse Marko ao F1 Insider.
Vencedora de 21 das 22 corridas realizadas na temporada 2023, a Red Bull voltou o foco para o RB20 desde agosto do ano passado. E o chefe de engenharia de desempenho, Ben Waterhouse, ainda revelou que o time dos energéticos já está de olho em 2025.
Vale destacar que os próximos dois anos serão os últimos com a atual geração de motores. A partir de 2026, a categoria terá novas unidades de potência, com a parte elétrica ampliada e produzidos para funcionarem com combustível sustentável.
Nessa nova fase da F1, a Red Bull terá um desafio e tanto pela frente, pois será a fabricante dos próprios motores, em parceria com a Ford. Sobre a investida, Marko já disse que não espaço para erros, pois os taurinos não têm plano B.
A Fórmula 1 volta às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada, no circuito de Sakhir, no Bahrein.
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