Red Bull nega que AlphaTauri seja cópia na F1: “Estamos distantes da ‘Mercedes rosa'”
Christian Horner, chefe da Red Bull, afirmou que AlphaTauri não recebe nada além de outras equipes clientes e rechaçou que carros de ambas sejam muito parecidos
A AlphaTauri deu uma virada na situação que apresentou no começo da temporada 2023 da Fórmula 1 e terminou em alta, na oitava colocação e ameaçando a Williams. Muito do crédito pela recuperação tem sido dado a uma suposta aproximação da Red Bull, que tornou os carros extremamente parecidos ao longo do ano. É algo que a equipe principal dos energéticos rejeita.
De acordo com Christian Horner, chefe da Red Bull, a relação com a AlphaTauri sequer é tão especial assim. O time italiano recebe tanto quanto qualquer outra equipe cliente da F1, mas não mais que isso. E certamente não tem informação privilegiada quanto ao conceito do carro.
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Para defender o ponto, Horner lembrou até do famoso caso da ‘Mercedes rosa’, em 2019, quando a então Racing Point (atual Aston Martin) afirmou ter aplicado engenharia reversa no carro de 2018 da Mercedes para formar um bólido competitivo.
“Estamos muito distantes da ‘Mercedes rosa’. Há alguns componentes que são possíveis de transferir, estão listados dentro das regras entre aqueles que se pode ceder. É isso que eles recebem”, afirmou.
“Quando avaliamos o carro, há algumas diferenças fundamentais entre o deles e o da Red Bull. Na realidade, há outros carros no grid que estão muito mais próximos [ao da Red Bull] em conceito do que o da AlphaTauri. É o caso da Aston Martin ou até da McLaren. A suspensão traseira da McLaren tem um conceito muito parecido ao nosso”, opinou.
“É uma questão da qualidade das pessoas que estão na equipe. Claro que podemos ceder algumas coisas, como é o caso com Mercedes e Ferrari e suas clientes no que diz respeito a câmbio, suspensão, túnel de vento e ferramentas para simulação. É uma relação idêntica entre companhias”, garantiu.
“Usar ou não certas ferramentas é com as equipes clientes. Dá para ver que a McLaren usou essas coisas, em alguns aspectos, melhor até [do que a Mercedes] na segunda metade do ano. Usar aquilo que é permitido é decisão deles”, finalizou.
Com a temporada encerrada, a Fórmula 1 retorna apenas no ano que vem, no dia 2 de março, com a estreia do campeonato no GP do Bahrein.
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