Red Bull põe Iwasa na briga por vaga na RB e deixa dica: “Vença a Super Fórmula”

Helmut Marko, cabeça por trás da Academia de Pilotos da Red Bull, deu a trilha para como Ayumu Iwasa pode chegar ao grid da Fórmula 1 em 2025

A RB (Visa CashApp RB) tem dois pilotos com contrato apenas até o fim da temporada, e o futuro tanto de Yuki Tsunoda quanto de Daniel Ricciardo é um mistério. Na expectativa para uma chance, está Liam Lawson, que impressionou quando correu por pequena parte da temporada 2023. Mas Helmut Marko, grande cabeça por trás da Academia de Pilotos da Red Bull, tem outro nome em destaque: o de Ayumu Iwasa.

Iwasa, que completa 23 anos de idade em setembro, corre a temporada da Super Fórmula japonesa em 2024 após dois anos na F2 em que terminou na quinta e quarta posições do campeonato, respectivamente. Foram cinco vitórias na categoria, ao todo. Na Super Fórmula, correu somente as duas provas de 2024 até agora, em Suzuka e Autopolis, com direito a uma pole e um pódio.

“É um problema de luxo. Temos outro piloto Honda além de Tsunoda que está fazendo boas corridas, que é Ayumu Iwasa. Ainda não venceu neste ano, porque teve duas largadas ruins, mas é terceiro colocado no campeonato. Tsunoda e Iwasa são dois pilotos japoneses com contrato de longo prazo conosco, então temos de ver como isso será mais para frente”, afirmou em entrevista à revista inglesa Autosport.

Quando questionado o que Iwasa deve fazer para ter chances reais de receber uma vaga na Fórmula 1, respondeu sem meias palavras.

Ayumu Iwasa Áustria F2 2023
Ayumu Iwasa será o próximo piloto da RB na F1? (Foto: Dutch Photo Agency)

“Conquistar o título da Super Formula. Mas vamos ver como ele faz para vencer corridas primeiro. A prova inicial não foi boa, mas na segunda ele foi o melhor piloto na pista”, analisou.

Para Além de Iwasa, Marko ainda recordou dos dois nomes atualmente na F2. Destaque para Isack Hadjar, que faz parte da briga pelo título e recebeu elogios.

“Ainda temos Hadjar, que está muito bem na F2, e Josep María Martí, que ainda está cometendo muitos erros. Com Hadjar, é preciso lembrar que fizeram com que ele rodasse na primeira corrida e ainda teve problemas técnicos duas vezes enquanto estava em posições vencedoras. É o segundo colocado do campeonato, então é, definitivamente, um dos mais rápidos e consistentes da F2″, finalizou.

Na semana passada, Tsunoda falou que gostaria de seguir com a Red Bull, mas se não for procurado irá buscar vaga em outras equipes da F1. Já Ricciardo vive ano complicado e se concentra em igualar o rendimento de Yuki.

Fórmula 1 retorna de 7 a 9 de junho com o GP do Canadá, nona etapa da temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

IMSA SPORTSCAR 2024 COM IMAGENS | GP DE DETROIT | 5ª etapa | Corrida
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.