Red Bull prepara mudança no sidepod do RB19 para Hungria e projeta ganho de 0s2

Max Verstappen avisou que a Red Bull levaria para a Hungria um pacote de atualizações buscando melhora em diversas áreas, como arrasto, DRS e desgaste de pneus. A revista alemã Auto Motor und Sport deu mais detalhes e revelou que os taurinos redesenharam o tão copiado sidepod

A Red Bull caminha a passos largos para ser campeã tanto no Mundial de Construtores quanto no de Pilotos, com Max Verstappen, mas isso não significa que a equipe já deu o trabalho na temporada 2023 da Fórmula 1 como terminado, pelo contrário. Para o GP da Hungria, que acontece neste final de semana, o time chefiado por Christian Horner prepara atualizações principalmente na carroceria do RB19, e a expectativa é que as novidades resultem num ganho de 0s2.

A informação é da revista alemã Auto Motor und Sport desta segunda-feira (17). O próprio Verstappen já havia falado sobre o pacote que a base em Milton Keynes terá em Hungaroring. À imprensa, o holandês explicou que a pista húngara é bastante peculiar, portanto a meta da Red Bull é otimizar o carro em diversas áreas.

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“Arrasto, baixa, média e alta velocidade, efeito do DRS, desgaste de pneus… todas essas áreas. É nisso que estamos trabalhando. Não estou brincando”, assegurou o bicampeão.

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Cada vez mais, equipes do grid se inspiram no chassi da Red Bull na hora de promover atualizações. Mas o RB19 vai mudar (Foto: Red Bull Content Pool)

De acordo com a publicação alemã, a mudança será muito mais aparente, uma vez que a Red Bull trabalha no desenho da carroceria. As entradas de ar laterais — os sidepods — são onde se concentram as principais alterações, com uma intervenção mais profunda em termos de design. Assim como no fim de semana do Azerbaijão, quando os taurinos também promoveram atualizações, espera-se que as novas peças proporcionem uma melhora em 0s2 no tempo de volta.

O curioso nisso é que por ser o RB19 muito versátil aerodinamicamente, as rivais passaram a se inspirar — para não dizer copiar — o desenho do sidepod taurino sem muito pudor. Com a volta do efeito-solo no ano passado, o assoalho passou a ser um item fundamental para o ganho de performance, porém todo o projeto lateral do carro da Red Bull propicia um melhor direcionamento do fluxo de ar para a parte de trás do bólido.

Sobre as ‘versões’ do RB19, Horner admitiu recentemente que era algo “inevitável”, porém não deixava de indicar que o trabalho do time dos energéticos estava na direção certa. Mesmo assim, a equipe está atenta às principais rivais, sobretudo a Aston Martin e os profundos sulcos no atual sidepod.

Com o tempo limitado de túnel de vento, a intenção dos austríacos é que as próximas atualizações já sejam utilizadas no carro de 2024, uma vez que não haverá mudança no regulamento. Horner destacou a importância de a Red Bull ter chegado no início da temporada vigente já com um pacote competitivo nas mãos. “Caso contrário, teria sido um pesadelo para nós com essas restrições.”

“Temos de escolher com cuidado o que realmente estamos testando e trazendo. Muitos recursos já foram transferidos para o carro do próximo ano”, concluiu o dirigente.

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