Red Bull prepara troca para receber Tsunoda e mandar Lawson para Racing Bulls no Japão
A Red Bull deve mesmo trocar Yuki Tsunoda por Liam Lawson já no GP do Japão. Assim, Tsunoda disputa a corrida de casa pelo time principal, enquanto o neozelandês volta para a Racing Bulls. A informação é da emissora francesa CANAL+ e do jornal neerlandês De Telegraaf
A Red Bull já está nos preparativos para uma inesperada troca de piloto já para a terceira etapa da temporada. A equipe taurina promoverá o japonês Yuki Tsunoda para correr já na prova de casa, o GP do Japão, e rebaixará Liam Lawson de volta para a Racing Bulls. A informação foi divulgada pela emissora francesa Canal+ e reiterada pelo jornal neerlandês De Telegraaf.
A troca acontece após o péssimo desempenho de Lawson nas primeiras duas corridas do ano. O neozelandês foi eliminado no primeiro segmento das três classificações [uma em corrida sprint] e ainda não pontuou, enquanto o companheiro de equipe, o tetracampeão mundial Max Verstappen, é o atual segundo colocado no Mundial.
O jornal neerlandês De Telegraaf cravou, inclusive, que a decisão aconteceu por conta de uma reunião com acionistas da Red Bull. Uma cúpula do time aconteceu em Dubai, onde mora o principal acionista tailandês Chalerm Yoovidhya. A fornecedora de motores Honda também está envolvida no acordo.
O curioso também é que, semanas atrás, o presidente da divisão de corridas da Honda, Koji Watanabe, deixou claro que Tsunoda precisaria cuidar da própria carreira e descartou uma ajuda para arranjar vaga no grid. A montadora japonesa encerra a parceria com a Red Bull ao fim de 2025, iniciando um vínculo com a Aston Martin.

Liam é piloto da academia da Red Bull desde 2019. Além de passagem pelas já tradicionais Fórmula 2 e Fórmula 3, também correu em campeonatos como a Super Fórmula, no Japão, e o DTM, na Alemanha. A primeira chance de titular na Fórmula 1 veio em 2023, na AlphaTauri, substituindo Daniel Ricciardo, que quebrou a mão em um acidente no GP dos Países Baixos.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA MAIS: Lawson encara fritura em tempo recorde na Red Bull e reabre corrida por Colapinto
Lawson conseguiu deixar uma boa impressão, somando pontos no GP de Singapura, quando eliminou Max Verstappen no Q2. Com a expectativa, voltou a substituir Ricciardo em 2024, mas agora de forma permanente, com o australiano dispensado. Na segunda passagem, somou 4 tentos e foi escolhido pela Red Bull para substituir Sergio Pérez a partir de 2025.
Tsunoda finalmente recebe a oportunidade de correr na Red Bull após quatro temporadas completas na equipe de Faenza. O japonês, que era piloto do Honda Formula Dream Project e posteriormente entrou para a academia taurina, entrou para a antiga AlphaTauri em 2021, formando dupla com o francês Pierre Gasly.
Apesar de ofuscado pelo francês nas primeiras duas temporadas, tomou o protagonismo da esquadra em 2023, quando Gasly rumou para a Alpine. Em 2023, somou 17 dos 25 pontos da equipe, que virou RB na temporada seguinte, com o japonês acumulando 30 dos 46 tentos.
A Fórmula 1 volta de 4 a 6 de abril em Suzuka, palco do GP do Japão, terceira etapa da temporada 2025.

