Honda descarta ajudar Tsunoda em busca por vaga na F1: “Não podemos fazer mais nada”
Entrando no último ano de contrato com a Racing Bulls, Yuki Tsunoda já sabe que não poderá contar com o apoio da Honda para conseguir uma vaga no grid a partir de 2026
Depois de perder a vaga na Red Bull para a temporada 2025 da Fórmula 1, o futuro de Yuki Tsunoda na categoria parece estar correndo um sério risco. Presidente da divisão de corridas da montadora japonesa, Koji Watanabe deixou claro que o piloto de 24 anos precisa começar a cuidar da própria carreira a partir de agora e “agir sozinho” na busca por uma vaga no grid em 2026.
Prestes a iniciar o quinto campeonato vestindo as cores da Racing Bulls (anteriormente AlphaTauri e RB), o dono da VCARB 02 #22 esperava ser promovido no fim do ano passado para ocupar o assento deixado por Sergio Pérez ao lado de Max Verstappen na equipe principal. No entanto, a cúpula taurina optou por Liam Lawson, que chegou a substituir Daniel Ricciardo em duas oportunidades no passado.
Desiludido, Tsunoda anunciou recentemente a reformulação completa da equipe que gerencia a sua carreira em uma clara tentativa de encontrar novas alternativas para o futuro. O fato é que a Honda sempre teve um papel importante na permanência do japonês na classe rainha, já que a empresa de Tóquio trabalhou ao lado da Red Bull no fornecimento das unidades de potência ao longo dos últimos anos.
Embora a fabricante tenha fechado um acordo com a Aston Martin para o novo regulamento, que entra em vigor em 2026, isso não quer dizer que Yuki conseguirá uma vaga no time liderado por Lawrence Stroll. De acordo com Watanabe, o piloto precisa aprender a se virar sozinho a partir de agora se quiser permanecer na F1.

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“Tsunoda tem um acordo de patrocínio conosco, mas ele é fundamentalmente um piloto independente. Nós apenas o apoiamos como patrocinador”, disse o CEO da Honda. “Ele tem de agir sozinho. Ele está agora em seu quinto ano, tem as capacidades e entende bem o mundo da F1. Não há muito mais que possamos fazer por ele”, continuou.
“Ele precisa fortalecer a sua equipe, incluindo quem gerencia a carreira, e garantir uma vaga por conta própria. Os pilotos não podem confiar na Honda para sempre. Alguém com o nível de carreira de Tsunoda tem de pensar por si mesmo”, concluiu.
A Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 está marcado para a noite ainda da quinta-feira (13), a partir das 22h30. O TL2 começa já depois da 0h e, portanto, na madrugada da sexta-feira (14), às 2h. Depois, a situação se repete com o TL3 realizado às 22h30 da sexta-feira, enquanto a classificação define o grid de largada começando às 2h do sábado (15). Por fim, a largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.

