Red Bull se diz “sentida” por Verstappen e isenta Pérez por 5º lugar na Austrália

Chefe da Red Bull, Christian Horner lamentou o abandono precoce de Max Verstappen e isentou Sergio Pérez de culpa pelo desempenho apático no GP da Austrália, dizendo que o mexicano tinha danos no assoalho

A Red Bull sofreu um duro golpe no GP da Austrália deste domingo (24). Após duas dobradinhas dominantes, a equipe austríaca penou em Melbourne, viu Max Verstappen abandonar após uma quebra e Sergio Pérez se arrastar até uma modesta quinta posição. Christian Horner, chefe do time, lamentou pelo tricampeão e isentou o mexicano pela performance apática.

Horner explicou que o problema de Verstappen, logo nas voltas iniciais, foi mesmo no freio, mas que a Red Bull ainda precisa investigar melhor as causas disso.

“Max teve um problema nos freios e parece que isso veio de antes da corrida, o que explica como ele vinha perdendo o carro e, depois, chegou no fogo. Vamos tentar entender o que causou isso”, disse à emissora britânica Sky Sports.

O britânico elogiou a postura de Verstappen com o time após o abandono e garantiu: todos na Red Bull sentiram bastante a situação. Max era segundo quando perdeu ritmo, mas já vinha com comportamento estranho do carro no momento em que sofreu ultrapassagem de Carlos Sainz, vencedor da corrida.

Max Verstappen abandonou na Austrália (Foto: AFP)

“Um piloto sempre vai ficar frustrado quando abandonar. Max foi muito gentil com a equipe e todos nós sentimos igualmente o abandono. É aprendermos com isso e entendermos as razões. Incrível que depois de só três corridas ele lidere o campeonato mesmo com o abandono. Mas aprendemos muita coisa hoje”, seguiu.

Horner ainda falou sobre a performance tímida de Pérez e disse que talvez o piloto nem tenha se dado conta, mas guiou boa parte da prova com problemas no carro.

“Talvez Sergio não saiba disso, mas ele passou por alguns destroços e perdeu downforce quando ultrapassou Alonso. E aí o desgaste de pneus ficou pior. Não fomos bem no fim de nossos stints, algo anormal nos nossos carros. Precisamos entender isso. Grande performance do Sainz e da Ferrari também”, completou.

Assim como Verstappen, a Red Bull manteve a dianteira do Mundial de Construtores mesmo com o revés da Austrália. O time taurino tem 97 pontos, 4 a mais que a Ferrari.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 em duas semanas, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.