Renault coloca Vettel e Bottas como opções para vaga de Ricciardo em 2021

Cyril Abiteboul reforçou que a prioridade da equipe é investir no desenvolvimento do carro, mas adiantou o que espera do próximo contratado: comprometimento

Cyril Abiteboul admitiu que Valtteri Bottas e Sebastian Vettel são opções da Renault para a vaga de Daniel Ricciardo a partir da temporada 2021 da Fórmula 1. A equipe, porém, não pretende gastar alta soma com piloto, já que planeja investir mais no desenvolvimento do carro.

A partir do ano que vem, Ricciardo vai vestir as cores da McLaren. O australiano foi contratado para substituir Carlos Sainz Jr., que vai para a Ferrari no lugar deixado por Vettel.

Valtteri Bottas durante dia de testes com W09 em Silverstone (Foto: Mercedes)
Contrato de Valtteri Bottas com a Mercedes termina neste ano (Foto: Mercedes)
Paddockast #67 | Barrichello melhor que Schumacher?
Ouça também: PODCASTS APPLE | ANDROID | PLAYERFM

Com Ferrari e McLaren já fechadas para o próximo ano, a vaga na Renault passou a ser uma das mais atrativas, tendo entre seus candidatos não só Vettel e Bottas, mas também Fernando Alonso, que segue em busca de uma maneira para voltar à F1. Enquanto o alemão está livre no mercado, o finlandês ainda não teve seu contrato renovado pela Mercedes.

“Valtteri é um piloto que causou problemas para [Lewis] Hamilton, ainda tem muito a dar e quer provar isso. Vettel é um agente livre e, se estiver fortemente motivado para continuar rodando, então ele também seria do nosso interesse”, disse Abiteboul ao jornal francês L’Equipe. Aproveitou a ocasião também para jogar água fria em qualquer eventual curiosidade: “Não vou discutir detalhes da parte financeira envolvida, embora nossa prioridade seja investir na infraestrutura do time”.

O dirigente lembrou da Academia de Pilotos da Renault, mas descartou promoções imediatas. “Em relação às próximas temporadas, nós temos várias opções. Acreditamos na nossa academia de jovens pilotos, mas não saberemos mais nada até dezembro, quando a Fórmula 2 acabar”, comentou. “O time precisa [para 2021] de um piloto experiente que seja capaz de levar o projeto adiante, com um bom nível de motivação”, afirmou.

“Queremos achar alguém pronto para se comprometer conosco”, claramente numa alusão a Daniel Ricciardo, que deixará a Renault ao fim de 2020 e seguirá para a McLaren.

“Ele não saiu da noite para o dia, claro. Gostaríamos de avançar juntos neste ano, lutando com a McLaren, que é a nossa rival direta na pista. Daniel tem um desejo enorme de vencer. Conforme o tempo passa, sente a pressão e queria agir para tentar algo novo”, completou o dirigente, aparentemente tentando disfarçar o “caroço australiano” encravado em sua garganta.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.