Renault diz que futuro independe de Ricciardo e ressalta programa de jovens pilotos

Cyril Abiteboul não quer ficar de braços cruzados esperando Daniel Ricciardo, cortejado pela McLaren, definir o futuro. O chefe da Renault ressalta que o projeto da Renault na F1 “não depende de um único homem” e que já pensa em opções

Cyril Abiteboul, chefe da Renault, já está no olho do furacão quando o assunto é o mercado de pilotos para 2021. Com a saída de Sebastian Vettel da Ferrari confirmada, Daniel Ricciardo viu novas opções no horizonte. O australiano é cotado em Maranello e principalmente na McLaren, onde substituiria Carlos Sainz Jr. Perder o #3 seria um golpe duro no projeto dos franceses na Fórmula 1, mas Abiteboul deixa claro: a escuderia de Enstone segue firme e forte mesmo que Ricciardo opte por não renovar contrato.
 
“Acho que todos nós gostaríamos de ter mais informações e conhecimento sobre a situação, já que precisamos planejar o futuro”, admitiu Abiteboul, entrevistado pela emissora britânica Sky Sports. “Nós vamos focar no que temos de fazer, no que é melhor para a equipe. A equipe vem antes de qualquer indivíduo. É claro que o Daniel, assim como o Esteban [Ocon], vai ter um grande papel no que quer que a gente faça”, seguiu.
 
Um problema para Abiteboul é que a vaga na Renault já ganha jeito de ‘patinho feio’ no grid da F1. Uma saída de Ricciardo significaria a desistência do projeto após meros dois anos de contrato. Vettel, agora livre no mercado, também não apresenta interesse na vaga de Enstone. De acordo com a imprensa europeia, simplesmente pelo projeto não ter decolado.
Daniel Ricciardo e Cyril Abiteboul já não aparentam estar em sintonia (Foto: Renault)
Dessa forma, a Renault precisa pensar fora da caixa quando o assunto é um plano B para Ricciardo. E a melhor forma de fazer isso talvez seja através do programa de formação de jovens pilotos.
 
“Como todos sabem, nós temos uma série de conversas, assim como ele [Ricciardo] tem uma série de conversas. Nós ainda temos uma academia de jovens pilotos, algo em que já investimos muito. A proposta dessa academia era trazer um jovem talento para a F1 em 2021, e 2021 já é ano que vem. Essa é outra opção. Se é o caminho que vamos tomar ou não, ainda veremos. Só que não podemos ter um processo inteiro, a estratégia inteira da Renault, dependendo da decisão de um único homem. Isso é fato, mesmo que esse homem seja importante para mim”, encerrou Abiteboul.
 
Ricciardo trocou a Red Bull pela Renault ao ser oferecido um salário sedutor. A aposta era de olho em um futuro de evolução da equipe francesa, alcançando o mais alto patamar da F1. Só que a reestruturação da McLaren rendeu frutos mais cedo, como o quarto lugar no Mundial de Construtores em 2019.

Paddockast #60
OS PIORES PILOTOS DA HISTÓRIA DA F1

Ouça:

Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.