Reserva da Manor Marussia, Leimer estreia na F1 durante primeiro treino livre do GP da Hungria

Aos 26 anos, o suíço Fabio Leimer vai guiar pela primeira vez em um evento oficial da F1 neste fim de semana, em Hungaroring. A Manor Marussia não anunciou, contudo, se o campeão da GP2 em 2013 substituirá Roberto Merhi ou Will Stevens no primeiro treino livre no circuito magiar

Em clima de luto pela morte de Jules Bianchi, a Manor Marussia chega à Hungria para a disputa da décima etapa da temporada 2015 do Mundial de F1 com uma novidade. Anunciado como reserva oficial pouco antes do GP do Canadá, Fabio Leimer, suíço de 26 anos, terá a chance de guiar pela primeira vez em um evento oficial da categoria. O piloto, campeão da GP2 em 2013, vai acelerar o MR03B no primeiro treino livre do GP da Hungria, na próxima sexta-feira (24).

Segundo o comunicado publicado nesta quinta-feira pela Manor, “além de trabalhar em estreita colaboração com os pilotos e engenheiros em corridas, sua participação no primeiro treino livre foi um passo programado na sua ‘indução’, de modo que ele esteja totalmente familiarizado com o MR03B e capaz de substituir um titular caso este não consiga correr”.

Fabio Leimer vai guiar o carro da Manor Marussia na sexta-feira em Hungaroring (Foto: Manor)

A nota divulgada pela Manor não diz, contudo, se Leimer substituirá Will Stevens ou Roberto Merhi. No começo da temporada, o espanhol fora contratado em curto prazo, sem garantias de que encerraria a temporada junto à equipe. Merhi, aliás, disputa de forma simultânea a F1 com a temporada 2015 da World Series.

Até então, a experiência de Leimer guiando um F1 se resume a apenas um dia de testes com pilotos novatos. Em 2011, o suíço guiou o Sauber C30 no circuito de Marina de Yas, em Abu Dhabi, e completou 372 km. Desde que conquistou o título da GP2, Fabio disputou o Mundial de Endurance, no ano passado como piloto da Rebellion Racing na classe LMP1. O piloto também participou, sem sucesso, da rodada dupla de Londres pela F-E.

Leimer lembrou que a equipe atravessa um momento delicado em virtude da morte de Bianchi, mas garantiu que está pronto para ajudar. “Neste fim de semana mais difícil para o time, estou muito agradecido pela decisão de seguir em frente com minha primeira sessão de treino livre, como planejado. Estou ansioso pela oportunidade e espero poder entregar uma contribuição positiva para o programa de engenharia durante o fim de semana”, declarou.

John Booth, chefe da equipe britânica, acrescentou. “Ter Fabio acelerando no primeiro treino livre é uma oportunidade planejada por todos nós no sentido de estarmos trabalhando nisso por algum tempo. Estamos curtindo recebe-lo na equipe ao longo das últimas corridas e será interessante ter seu feedback a respeito do carro e também avaliar seu desempenho”, afirmou o dirigente britânico.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.