Retirada de zebras salsicha e reajuste de muros: as mudanças na casa do GP da Austrália

Albert Park recebe mudanças operacionais no traçado para receber GP da Austrália da Fórmula 1 na temporada 2024

A Fórmula 1 chega para o terceiro evento da temporada 2024 do Mundial. O GP da Austrália do fim de semana conta com a primeira corrida do ano num domingo. E antes da abertura dos trabalhos de pista, somente na sexta-feira, a direção de prova anunciou mudanças na preparação do circuito em relação ao ano passado.

De acordo com as anotações do diretor Niels Wittich, as mudanças são poucas e na parte da organização — não do traçado, como aconteceu em 2022.

Duas das mudanças incluem a retirada de zebras salsichas, aquelas altas, ao longo da pista. Mais especificamente à direita na saída da curva quatro e à esquerda na saída da curva dez.

Nas mesmas duas curvas há outras duas mudanças, mas que correspondem às barreiras de proteção desenhadas, respectivamente, na área de escape da curva quatro e na saída à esquerda da curva dez.

Melbourne recebe a F1 uma vez mais (Foto: Mercedes)

Por fim, uma faixa adicional de concreto foi instalada bem atrás da curva na saída da curva 11. Não há maiores explicações sobre a razão para tanto, mas, num momento em que a categoria sofre com tampas de bueiro, é possível imaginar que se trata de uma pedida proativa para evitar a repetição da dor de cabeça vista no Bahrein e na Arábia Saudita.

O GP da Austrália foi uma das corridas mais movimentadas do ano passado, com múltiplas bandeiras vermelhas e relargadas paradas. No fim das contas, a FIA lançou uma investigação para averiguar a invasão de pista dos torcedores antes da permissão oficial pós-corrida. Por isso, a invasão está proibida em 2024.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Austrália, em Melbourne, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. Na quinta-feira à noite, o TL1 começa às 22h30 (de Brasília, GMT-3) e o TL2 está marcado para as 2h já da sexta-feira. Depois, às 22h da mesma sexta-feira, o último treino acontece às 22h30, com a classificação às 2h do sábado; no domingo, a largada está marcada também para a 1h.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️  Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

F1 2024: VERSTAPPEN NA MERCEDES, NEWEY NA FERRARI E HORNER PROMOVIDO | TTGP #128
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.