GP da Austrália bane invasão do público em 2024 por conta de investigação da FIA

A organização do GP da Austrália proibiu qualquer entrada de público na pista ao fim da corrida de 2024, mas abriu espaço para retorno da tradição no futuro

Ninguém vai poder entrar na pista após o fim da corrida no GP da Austrália de 2024 da Fórmula 1. Foi o que a organização do evento anunciou a medida nesta quinta-feira (25), em meio a uma investigação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciada em abril do ano passado.

O GP da Austrália, assim como outros tantos eventos no calendário, criou um sistema de invasão organizada à pista após o fim das corridas, para acompanhar a cerimônia de pódio e dar valor à festa. Acontece que, na edição, de 2023, o momento da entrada do público gerou confusão.

Logo após o fim da prova, a direção de prova lançou uma investigação ao detectar uma possível burlada de sistema por parte do público, que entrou no traçado ainda com a prova em curso, depois de uma quarta bandeira vermelha no dia. Alguns fãs chegaram até ao carro acidentado de Nico Hülkenberg, que batera em incidente anterior.

A investigação da pista concluiu que os organizadores quebraram o Artigo 12.2.1.h do Código Esportivo da FIA — falhar em tomar medidas de segurança razoáveis, resultando em uma situação de insegurança. Em seguida, a investigação foi entregue ao Conselho Mundial da FIA e ainda está em curso.

GP da Austrália premiou a F1 com Verstappen, Hamilton e Alonso no pódio (Foto: Paul Crode/AFP)

Para evitar novos problemas, então, a organização resolveu proibir qualquer entrada de público no evento marcado para o fim de semana do dia 24 de março. Entretanto, deixou a porta aberta para que a tradição retorne à baila nos próximos anos.

“A Australia Grand Prix Corporation indica que, dada a investigação atual da FIA com relação à invasão de pista antes do tempo no fim do evento de 2023, não haverá acesso à pista para o público durante o GP da Austrália de 2024”, afirmou a empresa promotora do evento em comunicado.

“Decisões sobre acesso futuro à pista no fim de corridas mais para a frente serão tomadas em outras datas”, finalizou.

O GP australiano não foi o único, aliás, investigado por essa razão: a mesma coisa aconteceu no final do GP de São Paulo.

Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

MORRE A ALPHATAURI! Equipe DEIXA DE EXISTIR na F1 | Paddock Sprint
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.