Ricciardo já garante soberania e se torna primeiro companheiro a bater Vettel em posições de largada na Red Bull

Sebastian Vettel nunca deu espaço para seu companheiro de equipe, Mark Webber, de superar seu ritmo dominante e forte. Porém, neste ano, Daniel Ricciardo já botou por água a superioridade do companheiro

Daniel Ricciardo não mostrou satisfação com o treino classificatório deste sábado (11). Ainda em adaptação ao circuito de Sochi, o piloto de 25 anos largará apenas em sétimo neste domingo. Ainda assim, Ricciardo vai largar à frente de Sebastian Vettel, o décimo do grid, depois da punição dada a Kevin Magnussen pela troca do câmbio. Originalmente, o tetracampeão, que sequer foi ao Q3, sairia em 11º. E esse cenário de domínio do australiano para cima do alemão vem se repetindo com frequência ao longo da temporada 2014 da F1.
 
O novato da Red Bull também vem demonstrando um forte ritmo durante as sessões classificatórias. Sempre se mantendo no pelotão da frente do grid, dificilmente o australiano figurou fora do top-5 nos 16 treinos classificatórios já disputados nesta temporada – apenas em seis etapas, na verdade.
 
Com números impressionantes, já não é surpreendente que ele seja o primeiro companheiro de equipe do tetracampeão que o tenha batido na batalha interna da equipe. Enquanto Vettel apareceu seis vezes à frente de Ricciardo, o terceiro colocado do Mundial largou dez vezes à frente.
Vettel vêseus números serem superados por Ricciardo na Red Bull (Foto: AP)
É importante destacar que, no GP do Bahrein deste ano, o australiano iniciou a corrida em 13º apenas por conta de uma punição, devido a sua roda solta. Na prática, ele havia terminado em terceiro a classificação.
 
Com três provas para o fim do calendário, Austin, Brasil e Abu Dhabi, mesmo que Vettel tomasse toda a energia de seu sorridente companheiro, ele ainda não conseguiria superar os números. Este ano, então, é o primeiro em que o alemão vê sua superioridade superada.
 
Para efeito de comparação, confira os números de Sebastian Vettel e Mark Webber nas últimas cinco temporadas:

2013: 17 x 2
2012: 12 x 8
2011: 16 x 3
2010: 13 x 6
2009: 14 x 3

As imagens do GP da Rússia
#GALERIA(5107)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.