Grosjean volta para casa e fica fora do GP de Abu Dhabi. Haas mantém Fittipaldi

Em processo de recuperação das queimaduras sofridas nas mãos, Romain Grosjean não vai pilotar pela Haas no GP de Abu Dhabi, na semana que vem, encerrando seu ciclo na equipe norte-americana depois de 98 GPs disputados. Pietro Fittipaldi, substituto do franco-suíço no GP de Sakhir, vai ter mais uma oportunidade na Fórmula 1 em Yas Marina

Está encerrado o ciclo de Romain Grosjean como piloto da Haas. O franco-suíço de 34 anos segue em processo de recuperação das queimaduras nas duas mãos na esteira do acidente gravíssimo sofrido há exatamente uma semana no Bahrein e não vai ter condições de correr o GP de Abu Dhabi, prova que encerra a temporada 2020 da Fórmula 1, na semana que vem. Grosjean volta para casa ao lado da sua esposa, Marion Jolles, na Suíça, para seguir o tratamento médico.

A equipe norte-americana, que já anunciou que Mick Schumacher e Nikita Mazepin vão ser os pilotos na próxima temporada, definiu que Pietro Fittipaldi, que substitui Grosjean neste fim de semana do GP de Sakhir e faz sua estreia na F1, vai continuar no cockpit da Haas também em Yas Marina, tendo mais uma oportunidade neste desfecho do campeonato. O anúncio foi feito pela equipe e pelo piloto na tarde deste domingo (6) no Bahrein.

Romain Grosjean emocionou com fiscais e equipe médica em Sakhir (Foto: F1)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“É com muita tristeza que não vou poder fazer minha última corrida em Abu Dhabi e estar com a equipe lá. Tentamos o máximo possível com o médico para me recuperar e recuperar minha mão, mas o risco de correr é muito grande para a minha recuperação e a minha saúde”, declarou Grosjean.

“Então, decidi que não vou competir. É uma das decisões mais difíceis da minha vida, mas, obviamente, é uma das mais sábias. Vou sentir falta da equipe, mas vou apoiá-los, como sempre”, acrescentou o franco-suíço.

Desta forma, Grosjean encerra um ciclo com a Haas que começou desde a estreia da equipe na Fórmula 1, em 2016. Foram 98 finais de semana de GPs, sendo 96 corridas disputadas no Mundial.

“Lamento muito que Romain perca o que seria sua última corrida com a Haas. Mas estamos todos de acordo que ele deve tomar a melhor ação em relação ao seu tratamento e recuperação do incidente do domingo passado”, afirmou Guenther Steiner, chefe de equipe da Haas.

Romain mostrou uma bravura excepcional e um espírito incrível nos últimos dias. Sabemos o quanto ele queria voltar ao cockpit do VF-20 em Abu Dhabi. E todos nós adoraríamos que ele estivesse lá também”, ressaltou o dirigente italiano.

Steiner reforçou o caráter e a importância de Grosjean no processo de construção de uma equipe que nasceu do zero na Fórmula 1.

Romain acreditou em nosso projeto de Fórmula 1 desde o início. Ele se comprometeu a pilotar para nós antes mesmo de construirmos um carro. Não há dúvidas da sua determinação e esforço absoluto que ele empregou para nos ajudar a alcançar o que temos como uma equipe jovem na Fórmula 1. Vamos ser eternamente gratos por essa crença e por esse compromisso”, disse.

“São essas qualidades, seu ímpeto e ambição, que tenho certeza que vão ajudá-lo na sua recuperação. Em nome de Gene Haas e do meu, juntamente com toda a operação da Haas na Fórmula 1, desejamos o bem a Romain e um retorno à saúde plena”, concluiu Steiner.

Na sequência do comunicado emitido pela Haas, a equipe confirma que “Pietro Fittipaldi, atualmente substituindo Grosjean no GP de Sakhir, vai competir novamente pela Haas ao lado do companheiro de equipe Kevin Magnussen em Abu Dhabi, de 11 a 13 de dezembro”, contrariando os rumores de que a Haas poderia promover a estreia Mick Schumacher no seu cockpit na prova derradeira do campeonato.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.