Rosberg acerta volta no momento certo na pista molhada e tira pole de Hamilton na Bélgica. Massa sai em nono
A situação já foi vista neste ano: Lewis Hamilton melhor nas duas primeiras partes e Nico Rosberg na frente no momento que se deve. A diferença é que a classificação deste sábado aconteceu em pista molhada, e a Mercedes colocou um caminhão de diferença sobre o resto. A Williams, que vinha com chances em condições normais, não foi tão bem assim. Felipe Massa larga em nono na corrida deste domingo
Se poderia indicar alterações sérias e contundentes no grid, a chuva teve efeito inverso neste sábado (23) em Spa-Francorchamps. A pista molhada ressaltou a ampla qualidade do carro da Mercedes e distanciou ainda mais a melhor equipe do campeonato do resto do pelotão, o que significa dizer que a briga pela pole concentrou-se entre os protagonistas Lewis Hamilton e Nico Rosberg.
Aos seus estilos e errando aqui e ali, os dois andaram sempre próximos nas duas primeiras partes da classificação, com leve vantagem para o inglês. Aí, na hora que valia de verdade, Rosberg encaixou uma sequência de voltas sem erros e desbancou o companheiro. É a sétima pole no ano do alemão que lidera o campeonato.
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Sebastian Vettel conseguiu ser melhor que Daniel Ricciardo e vai abrir a segunda fila. Entre ambos há, ainda, Fernando Alonso. A Williams, que vinha com chances de conseguir um resultado forte, sucumbiu. Valtteri Bottas, melhor no treino livre da manhã, vai largar em sexto e Felipe Massa só sai em nono.
E vale uma menção a Andre Lotterer. A competência é certa e sabida, claro, mas o alemão não guiava um carro de F1 havia 12 anos. Aí pegou a pista molhada e deu suas primeiras voltas para experimentar o carro da Caterham. De início, claro, foi lento demais, tomou 6s de seu companheiro Ericsson. Em pouco mais de 5 minutos, reverteu a situação e foi 1s mais rápido que o sueco. Larga em 21º, OK, mas mostrou o quanto a F1 perdeu ao não o ter nestes anos todos.

Como se sabe, o clima na região da pista de Spa-Francorchamps é bastante temperamental. Assim, 30 minutos antes do início da sessão decisiva do fim de semana, uma chuva forte desabou sobre os 7 km do famoso traçado. E é claro que parou pouco antes de a luz verde autorizar o início das atividades do Q1. O asfalto, entretanto, ainda estava encharcado.
Jules Bianchi e o companheiro de Marussia, Max Chilton, que quase ficou de fora da etapa belga, foram os primeiros a deixar os pits. A dupla saiu com os intermediários, assim como os demais que vieram na sequência, como Valtteri Bottas, Felipe Massa, Adrian Sutil, Esteban Gutiérrez. O restante foi deixando as garagens aos poucos, sempre com os compostos de risca verde. O único que decidiu esperar um pouco mais para sair foi Nico Hülkenberg.
As primeiras voltas mostraram que a pista estava realmente bastante encharcada, levanto um intenso spray, fazendo os carros quase desaparecerem em meio à água.
Ainda assim, o cronômetro começou a trabalhar cedo. E Bottas foi quem surgiu à frente com um tempo mais perto da realidade das condições da pista. O finlandês tinha 2min10s750.
Não demorou, e Daniel Ricciardo o superou em pouco menos de um décimo. Aí veio Lewis Hamilton e assinalou 2min09s492, saltando para a primeira posição. Ricciardo, Bottas, Jenson Button e Sebastian Vettel completavam o top-5.
Vettel já era o terceiro, à frente de Ricciardo, Bottas, Fernando Alonso, Kevin Magnussen, Hülkenberg, Button e Felipe Massa.
Enquanto isso, Esteban Gutiérrez se via parado na curva 15. Outro drama era vivido nos boxes da Caterham. O novato Andre Lotterer vinha em fora da marca dos 107%, com 1min21s679.
A zona de eliminação ainda tinha Pastor Maldonado, Sergio Pérez, Gutiérrez, Chilton, Marcus Ericsson e Lotterer, que melhorara, mas não o suficiente ainda para conseguir a classificação.
Aí os instantes finais da primeira fase do treino reservaram algumas surpresas interessantes. Bianchi saltou para décimo, ao mesmo tempo em que o colega Chilton apareceu em 16º. Um minuto depois, a TV recuperou uma rodada de Maldonado na chicane final, mas sem danos ao piloto da Lotus. Lá na frente, Rosberg já superava Hamilton ao virar 2min07s130. O inglês tinha 07s280. Os dois estavam sossegados já.
No finzinho, Lotterer conseguiu entrar na zona de classificação para a corrida ao registrar 2min13s469, superando o colega Ericsson e assegurando o penúltimo posto do grid. Entre os eliminados, Nico Hülkenberg foi a decepção. O alemão sai apenas em 18º neste domingo, atrás de Maldonado e à frente de Chilton, Gutiérrez, Lotterer e Ericsson.
Chuva que vem com força
A segunda fase da classificação teve início de maneira ainda mais tumultuada, com uma chuva insistente na região do primeiro setor. Ainda assim, ninguém perdeu tempo nos boxes e foram logo à pista. Todos calçados com os intermediários.
E o primeiro tempo registrado foi o de Romain Grosjean, em 2min13s974. Mas logo Bottas veio com 2min08s591, sendo superado na sequência por Alonso. Além dos dois, a tabela mostrava Vettel em terceiro, à frente de Button e Magnussen.
Aí, enquanto Hamilton dava uma voltinha fora da pista e Grosjean rodava na La Source, Rosberg cravava 2min08s108, para assumir a ponta. É justo dizer também que o alemão também escapou de leve na Rivage nesse meio tempo. A verdade era que a chuva se fazia mais intensa nessa fase da sessão.
Só que Lewis voltou forte e não demorou a surgir em primeiro, agora com 2min07s089. Rosberg ainda era segundo, seguido por Alonso, Bottas, Kimi Räikkönen, Felipe Massa, Ricciardo, Vettel, Button e Magnussen.
Como acontecera no Q1, os minutos finais da parte intermediária do treino foram intensos. A briga pela ponta teve apenas dois participantes — como parece ser a tônica na Bélgica. Hamilton e Rosberg andaram muito fortes, mas o inglês acabou levando a melhor. Ainda assim, a diferença entre eles foi de apenas um décimo. Ambos, entretanto, impuseram uma vantagem de 1s8 para o resto.
E resto foi puxado por Alonso, o terceiro na tabela. Bottas, Räikkönen, Massa, Vettel, Magnussen, Ricciardo e Button foram os demais classificados para o Q3.

Chuva que nem vem
Quando a luz verde sinalizou o início da fase decisiva da sessão, Sebastian Vettel já estava alinhado no pit-lane e foi seguido por Lewis Hamilton. Fernando Alonso e Nico Rosberg vieram na sequência. Todos com os pneus intermediários.
Ainda muito traiçoeira, a pista fez Hamilton escorregar na La Source, Alonso teve mesma dificuldade na Les Combes. Só que, para a surpresa de todos, o céu sobre o traçado belga começava a limpar, empurrando as nuvens escuras para longe.
A melhora do traçado se traduziu na volta de Rosberg. O alemão pulou para a ponta com 2min05s698 — marca bastante expressiva, diga-se. Vettel era segundo, ainda na casa de 2min08s. Alonso, Bottas, Magnussen e Massa completavam os seis primeiros.
Hamilton, então, surgiu com 2min06s395 e colocou em segundo, empurrando Vettel para terceiro e Alonso para quarto. Raikkonen, Bottas, Ricciardo, Button, Magnussen e Massa fechavam a lista de tempos.
Aí, depois de uma pequena parada nos boxes, os pilotos retornaram para a tentativa derradeira de volta rápida, puxados novamente pelo tetracampeão da Red Bull.
Hamilton e Rosberg travaram um duelo até depois da bandeirada final. Os dois melhoraram suas marcas, mas o alemão levou a melhor e ficou com a quarta pole seguida na temporada 2014, ao virar, já com cronômetro zerado, 2min05s591. Lewis passou pouco antes do colega a linha chegada, mas 0s228 mais lento. O desempenho, portanto, assegurou mais uma primeira fila para a Mercedes.
Vettel cresceu muito na classificação e colocou a Red Bull em terceiro, dividindo a segunda fila com o eterno rival Fernando Alonso. Ricciardo, Bottas, Magnussen, Räikkönen, Massa e Button completam os dez melhores do grid para o GP da Bélgica, que tem largada marcada para as 9h (de Brasília) neste domingo.
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F1, GP da Bélgica, Spa-Francorchamps, grid de largada:
1 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 2:05.591 | 22 | ||
2 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 2:05.819 | +0.228 | 22 | |
3 | 1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | 2:07.717 | +2.126 | 24 | |
4 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI | 2:07.786 | +2.195 | 21 | |
5 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 2:07.911 | +2.320 | 21 | |
6 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 2:08.049 | +2.458 | 23 | |
7 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES | 2:08.679 | +3.088 | 22 | |
8 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 2:08.780 | +3.189 | 21 | |
9 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 2:09.176 | +3.585 | 20 | |
10 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN MERCEDES | 2:09.776 | +4.185 | 22 | |
11 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT | 2:09.377 | +3.786 | 16 | |
12 | 25 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TORO ROSSO RENAULT | 2:09.805 | +4.214 | 13 | |
13 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 2:10.084 | +4.493 | 16 | |
14 | 99 | ADRIAN SUTIL | ALE | SAUBER FERRARI | 2:10.238 | +4.647 | 17 | |
15 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS RENAULT | 2:11.087 | +5.496 | 16 | |
16 | 17 | JULES BIANCHI | FRA | MARUSSIA FERRARI | 2:12.470 | +6.879 | 14 | |
17 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS RENAULT | 2:11.261 | +5.670 | 9 | |
18 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 2:11.267 | +5.676 | 8 | |
19 | 4 | MAX CHILTON | ING | MARUSSIA FERRARI | 2:12.566 | +6.975 | 8 | |
20 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI | 2:13.414 | +7.823 | 4 | |
21 | 45 | ANDRE LOTTERER | ALE | CATERHAM RENAULT | 2:13.469 | +7.878 | 9 | |
22 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | CATERHAM RENAULT | 2:14.438 | +8.847 | 9 | |
TEMPO 107% | Q1 | 2:16.029 | +10.438 | |||||
RECORDE | MARK WEBBER | AUS | RED BULL RENAULT RB6 | 1:45.778 | 28/08/2010 | |||
MELHOR VOLTA | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT RB5 | 1:27.263 | 30/08/2009 |

