Rosberg chega ao Brasil tranquilo e bem-humorado, mas sem perder foco principal: vencer e ser campeão

Líder da temporada, Nico Rosberg sorriu praticamente o tempo todo e foi bastante receptivo diante dos jornalistas na manhã desta quarta-feira (9), se mostrando à vontade por estar no Brasil e expressando a preferência por ser campeão em um circuito lendário como Interlagos. Nem da relação de ‘altos e baixos’ com Lewis Hamilton o alemão se furtou a comentar: sempre com bom humor e tranquilidade

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Nico Rosberg fez sua primeira aparição pública aos jornalistas no fim da manhã desta quarta-feira (9), em São Paulo. No hotel em que a Mercedes costuma se hospedar às vésperas do GP do Brasil, o alemão chegou muito tranquilo. Nem parece o piloto que, dentro de alguns dias, terá a grande chance da sua vida: ser campeão mundial de F1 pela primeira vez. Talvez pela maturidade que seus 31 anos lhe concedem, a chance de ser pai de família e também pela consciência de que tem o campeonato nas mãos depois de um ano tecnicamente perfeito, Rosberg nem de longe transparece a tensão que costuma anteceder momentos decisivos. Porém, isso não significa que o piloto da Mercedes perdeu o foco. Nada disso.
 
Foi com esse espírito, com simpatia, cordialidade, bom humor, mas também sempre evidenciando o foco no fim de semana, que Rosberg conversou com os jornalistas brasileiros. E não perdeu de vista que está perto de chegar ao título num lugar que é sabidamente especial, não só para ele, mas para a história da F1 como um todo. Para Nico, se tornar campeão em Interlagos seria muito mais especial do que em outros lugares sem a mesma tradição, como Abu Dhabi, palco da última prova do ano.
 
“Sei da história do esporte aqui no Brasil. Pilotos fenomenais saíram daqui no passado. E eu adoro assistir corridas antigas. Realmente gosto da história, e esse é um lugar especial, uma pista lendária. [Vencer aqui] faz alguma diferença. Vencer em uma dessas pistas históricas, em que o automobilismo tem seus fãs, é diferente. É um orgulho ter vencido as duas últimas corridas aqui, e ficaria feliz em conseguir a terceira consecutiva”, disse Nico em resposta ao GRANDE PRÊMIO.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Nico Rosberg deixou claro que a pressão não o abala às vésperas do momento decisivo (Foto: Twitter)
Desde o começo da entrevista coletiva, que foi promovida pela Petronas, fornecedora de combustíveis e patrocinadora-máster da Mercedes, Rosberg avisou que chegou ao Brasil pensando em vencer no domingo, deixando claro que não há qualquer possibilidade de correr com o ‘regulamento debaixo do braço’ e chegar apenas em segundo, adiando a decisão do título para Abu Dhabi, no fim de novembro. 
 
Para Nico, não faz sentido cogitar tal hipótese quando se tem uma chance real de ser campeão em Interlagos. No México, Rosberg precisava de uma combinação improvável para chegar ao título: vencer e ver Lewis Hamilton terminar em décimo. No Brasil, basta vencer, o que ele já fez nos dois últimos anos.
 
Não há matemática para o título quando o que se precisa é apenas da vitória. “É muito empolgante lutar pelo campeonato ao longo da temporada, assim vem sendo nos últimos três anos. Neste ano, tem sido melhor, você sabe, mas tudo, tudo pode acontecer no esporte. Mas não entro em nenhuma matemática. Para mim, o principal é encarar o fim de semana com a melhor abordagem possível, da melhor maneira possível: fazer o melhor trabalho, se concentrar neste fim de semana e tentar fazer de tudo para vencer a corrida”, garantiu. “Tenho muito mais experiência na luta pelo título. Não sinto mais pressão que o normal”, emendou.
 
E não há nada que faça Rosberg sair do foco e perder sua confiança. Mesmo sabendo do potencial midiático do seu rival e dos muitos fãs brasileiros que seguem Hamilton nas redes sociais. Nico não se preocupa e lembrou que também tem muitos seguidores. “Tenho muita gente aqui me acompanhando, muita gente que torce por mim, então também fico feliz por isso”, salientou o alemão.
 
Rosberg se orgulha por ter tido a chance de dividir as pistas com Felipe Massa, outro piloto que viverá um momento especial neste domingo por correr pela última vez diante do seu público no Brasil. "Ele é um grande piloto, tem uma grande carreira, viveu grandes batalhas, especialmente com meu companheiro de equipe em 2008. É triste para a F1 por ele estar se aposentando, na verdade, mas o esporte é assim. Seu país merece ter um piloto bom em um carro competitivo”, disse o piloto, ciente que o Brasil corre sério risco de sequer ser representado no grid do Mundial no ano que vem.
 
Nem mesmo quando teve a chance de abordar a sempre conflituosa relação com Hamilton, Rosberg se exaltou ou mesmo mudou sua expressão. Mais um indicativo da sua grande força psicológica nesta reta final de temporada. “O tempo todo, em todas as corridas, nós estamos muito próximos, às vezes próximos demais. Com certeza nós teremos mais anos disso. Nós dois temos, pelo menos, mais dois anos de contrato. Então, no mínimo, são mais dois anos de luta”.
Rei da eficiência em 2016, Rosberg avisou que a pressão não o abala mais como antes (Foto: Mercedes)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

“Temos uma relação muito respeitosa com o outro que vem desde o kart. Isso ainda permanece da mesma forma. Claro, tiveram altos e baixos, dependendo da situação. Às vezes é mais difícil, às vezes é mais fácil, mas geralmente é neutra. Nós trabalhamos para o bem da equipe, mas somos grandes rivais ao mesmo tempo”, complementou o piloto para, pouco depois, se despedir dos jornalistas e deixar a conferência de imprensa de forma discreta, pela parte dos fundos. Pouco depois, Nico foi para Interlagos acompanhar os trabalhos da Mercedes antes das muitas entrevistas coletivas na quinta-feira, véspera de abertura dos trabalhos de pista.

 
Rosberg é desses pilotos que não costuma sobressair pelas palavras e tampouco pelo carisma. É pouco afeito às frases de efeito e declarações bombásticas. É o oposto do rival e colega, Hamilton. Mas Nico, sobretudo neste ano, se destaca pela enorme eficiência, aproveitando da melhor forma todas as chances que teve, principalmente quando Lewis teve problemas ou cometeu erros. O alemão não é um piloto que costuma chamar a atenção pelo brilhantismo, mas, como se diz no jargão carnavalesco, vem fazendo um ‘desfile tecnicamente perfeito’ nesta temporada 2016. 
 
No momento mais difícil da temporada, ao fim do primeiro semestre, quando viu uma vantagem de 43 pontos ruir e virar desvantagem de 19 para Lewis, Nico teve forças para reagir e hoje, às vésperas de ser campeão, é ele quem tem 19 pontos à frente do rival. É nessa toada que ele tem tudo para sair de São Paulo como campeão do mundo no domingo. E nada melhor para lidar com a ansiedade do que a tranquilidade e o bom humor refletidos em seu rosto hoje. Se depender de leveza, pelo menos, Rosberg já tem uma mão e quatro dedos na taça de campeão mundial para erguê-la naquele que é um dos templos do automobilismo mundial.
 
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

O GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o GP do Brasil de F1 com Flavio Gomes, Evelyn Guimarães, Fernando Silva e Rodrigo Berton. Acompanhe o noticiário aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.