5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Como estão duelos internos das equipes na F1 2024 após GP da China
Os vencedores da Fórmula E 2024 após rodada dupla em Misano
Fórmula 1

Rosberg sobra, escancara supremacia da Mercedes e fecha sexta-feira como imbatível no Bahrein

A Mercedes não deixou pedra sobre pedra neste primeiro dia de treinos livres do GP do Bahrein. Nico Rosberg manteve o domínio iniciado à tarde e fechou a sexta-feira como o mais rápido em Sakhir sem dar nenhuma chance a Lewis Hamilton e todos os outros pilotos do grid. Vale a menção para o terceiro lugar obtido por Jenson Button com a McLaren na sessão noturna no faraônico circuito barenita

 

A sexta-feira (1) que marcou o início das atividades de pista da F1 em Sakhir mostrou que Mercedes simplesmente não tem adversários no fim de semana do GP do Bahrein. Depois de ter sobrado no primeiro treino livre, realizado no período da tarde, o anoitecer no faraônico circuito barenita mostrou o brilho dos carros prateados, sobretudo o de Nico Rosberg. Imbatível neste primeiro dia de treinos, o alemão anotou 1min31s001 e fechou a sexta-feira na frente, sem dar nenhuma chance para Lewis Hamilton. Um bom começo de fim de semana para o líder do campeonato.

A diferença de Hamilton para o ponteiro Rosberg foi de 0s241, uma margem considerável, em que pese ser apenas o primeiro dia de treinos no Bahrein. A grande surpresa da sessão ficou por conta de Jenson Button. Em sua melhor volta usando os pneus supermacios, o britânico levou o McLaren-Honda MP4031 ao terceiro lugar, superando Max Verstappen, com uma extremamente equilibrada Toro Rosso empurrada pelo motor Ferrari de 2015. Já a equipe italiana decepcionou neste primeiro dia de sessão no Bahrein: Kimi Räikkönen foi o quinto colocado, superando Sebastian Vettel. A melhor Ferrari foi 1s451 mais lenta que a melhor Mercedes. Um grande abismo na F1.

Com os pneus supermacios, a Red Bull não foi tão bem quanto na parte da tarde, com os macios. Daniil Kvyat foi o sétimo colocado nesta noite, tendo Valtteri Bottas, oitavo, entre ele e seu companheiro de equipe. Felipe Massa novamente fechou o rol dos dez primeiros com a Williams #19, desta vez ficando à frente do novato Stoffel Vandoorne, que faz sua estreia neste fim de semana no lugar de Fernando Alonso no Bahrein como piloto da McLaren.

Nico Rosberg viveu uma sexta-feira perfeita no Bahrein (Foto: Getty Images)

Felipe Nasr decepcionou. Com uma Sauber que mostra não ser nenhum pouco competitiva, o brasileiro fechou em penúltimo, atrás inclusive da Manor de Pascal Wehrlein e do seu companheiro de equipe, Marcus Ericsson.

Saiba como foi o segundo treino livre do GP do Bahrein de F1

Assim como aconteceu no primeiro treino, Pascal Wehrlein foi o primeiro piloto a abrir volta rápida na segunda sessão, já à noite em Sakhir. Naturalmente, a pista estava um pouco mais fria no crepúsculo do Bahrein, mas isso não chegou a ser necessariamente um grande problema para os competidores ao longo dos 90 minutos de sessão. O alemão, em sua primeira passagem, anotou 1min35s848, melhor, por exemplo, que a primeira passagem de Nasr.

Sob o olhar atento de Fernando Alonso, conformado por estar do outro lado do pit-wall para acompanhar a sessão, o treino se desenrolava com mais intensidade do que pela manhã, menos para Sebastian Vettel, já que seu carro continuava nos boxes da Ferrari, que trabalhava duro para corrigir os problemas e conseguir dar ao tetracampeão um pouco mais de tempo na pista nesta sexta-feira. Em contrapartida, Kimi Räikkönen anotava 1min35s164 no início da sessão para subir para a ponta, mas logo era batido pela Toro Rosso de Carlos Sainz.

Mas a Mercedes tratou de já mostrar quem é que dá as cartas na F1. Rosberg destruiu a então melhor marca, que era de Esteban Gutiérrez, em incríveis 2s e, com pneus macios, cravou 1min32s173, já superando a marca estabelecida pela manhã, que foi de 1min32s294. Definitivamente, o alemão sobrava em Sakhir, e nem mesmo Hamilton era capaz de superar seu rival e companheiro de equipe.

Bela imagem do crepúsculo em Sakhir nesta sexta-feira (Foto: Getty Images)

Enquanto a Mercedes dava mais uma prova do seu poderio, a Ferrari finalmente conseguiu colocar Vettel na pista, diante dos olhares do seu pai, Norbert. E logo de cara, Seb fez um tempo encorajador: 1min32s650: quase 0s5 mais lento que a Mercedes de Rosberg, mas bem melhor que os 1s8 de diferença de Nico para Kimi no primeiro treino, no período da tarde.

Em seguida, foi a vez de Massa assumir o quarto posto na tabela de tempos, sendo 0s7 mais lento que Rosberg, mas garantindo a volta com pneus supermacios, os mais rápidos do fim de semana, da mesma forma que Valtteri Bottas abriu sua volta pouco tempo depois para superar o brasileiro em 0s081 para subir para quarto. A partir de então, a maior parte dos pilotos foi para a pista usando os pneus vermelhos.

Quando a Red Bull foi à pista com os supermacios, Daniel Ricciardo superou Massa em apenas 0s003, mas ficou atrás de Bottas, indicando um certo equilíbrio entre Williams e a equipe taurina como terceira força do grid no Bahrein. As Mercedes também deixaram os boxes com os supermacios, mas Rosberg manteve a dianteira quando registrou 1min31s001, ficando 0s241 à frente de Hamilton, que não conseguia se aproximar do alemão, na sequência de uma grande fase em 2016.

Quando foi a vez de a Ferrari completar suas voltas com o supermacio, aí o abismo que a separa da Mercedes se fez mais evidente: Vettel assinalou sua marca, mas ficou 1s649 atrás do tempo de Rosberg, que não tinha adversários nesta sexta-feira em Sakhir. Por outro lado, a surpresa ficava por conta do tempo de Jenson Button, que pulava para terceiro com a McLaren, superando Max Verstappen, com Vettel caindo para quinto.

A partir de então, as equipes seguiram um programa de avaliação dos pneus macios e supermacios, sobretudo em ritmo de corrida, de modo que poucas marcas foram batidas a partir da segunda metade da sessão. Só no fim do treino, Vettel enfrentou um problema na sua SF16-H e encostou o carro na área de escape na entrada da curva 8. Aí a direção de prova acionou o safety-car virtual até remover por completo o carro do setor e levar o treino até o fim.

F1 2016, GP do Bahrein, TL2:

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Eles estão prontos. E vão dizer ao povo que vieram para ficar: Pedro Piquet e Sérgio Sette Câmara http://bit.ly/F3-Sette-Camara-Pedro-Piquet

Publicado por Grande Prêmio em Sexta, 1 de abril de 2016

VEJA O PADDOCK GP #22, COM PRÉVIAS DA F1, MOTOGP, INDY E F-E

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);